O secretário de Estado das Comunidades, António Braga, inicia hoje uma visita de três dias a Andorra para agradecer ao Governo local o apoio dado no acidente no túnel em Dos Valires e debater o ensino do português, noticia a Lusa.
A integração do ensino do português no sistema andorrano é um dos temas que o governante português vai debater com as autoridades.
António Braga vai também agradecer ao Governo de Andorra o apoio dado em Novembro, quando ocorreu o acidente nas obras do túnel de Dos Valires, no qual morreram cinco trabalhadores portugueses e seis ficaram feridos.
A visita do secretário de Estado começa hoje com um jantar com a comunidade portuguesa.
Para quinta feira, estão previstos encontros com o primeiro ministro andorrano, Jaume Bartomeu Cassany, e com o ministro das Relações Exteriores, Xavier Espot Miro. No último dia, António Braga reune-se com a ministra da Educação e da Cultura, Susana Vela Polomares.
Residem oficialmente em Andorra 13.360 portugueses, que correspondem a 16 por cento do total da população, e trabalham na sua maioria na construção civil e na hotelaria. No principado existem ainda 340 empresas portuguesas, que empregam mais de dois mil portugueses. O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai realizar também uma visita à comunidade portuguesa residente em Andorra, no início de março, altura em que se assinala o quarto aniversário da sua tomada de posse.
O chefe de Estado cumpre assim a promessa eleitoral de visitar, pelo menos, uma comunidade portuguesa, uma vez por ano.