O FC Porto colocou-se a três pontos do Sporting de Braga (menos um jogo) e sete do Benfica (mais um jogo), ao receber e bater a Naval 1.º de Maio (3-0), na 18.ª jornada da Liga.
Depois do empate cedido pelos “encarnados” (1-1 em Setúbal, sábado) e na véspera do jogo dos “arsenalistas” (no reduto do “lanterna vermelha” Belenenses), o “onze” de Jesulado Ferreira, terceiro colocado, cumpriu, mas com muitas dificuldades e um resultado bem melhor do que a exibição.
O argentino Tomás Costa, aos 39 minutos, inaugurou o marcador, na sequência de um livre indirecto.
Na segunda-parte, a Naval 1.º de Maio esteve quase a empatar, por Michel Simplício, mas não o conseguiu e, aos 79 minutos, o FC Porto sentenciou: livre de Tomás Costa, cabeceamento de Bruno Alves, para Falcao fazer o seu 14º golo na prova.
O encontro ficou sentenciado aos 88 minutos por intermédio de Silvestre Varela, com um remate de fora da área.
Com este triunfo, o FC Porto encurtou a desvantagem para o Benfica, que, após cinco triunfos consecutivos, não passou sábado em Setúbal, depois de na primeira-volta ter goleado o Vitória por 8-1, na Luz.
Os “encarnados” adiantaram-se com um tento na própria baliza de Ricardo Silva (14 minutos), mas o brasileiro David Luiz (38 minutos) devolveu a gentileza.
O “onze” de Jorge Jesus falhou o triunfo nos descontos quando o paraguaio Óscar Cardozo desperdiçou um “terceiro” castigo máximo (a bola embateu na barra).
Com menos dois jogos do que os “encarnados”, que anteciparam a recepção à União de Leiria (3-0), da 20.ª ronda, os “arsenalistas” vão tentar agora aproveitar, defrontando uma equipa que apenas soma um escasso triunfo.
Na luta pela Europa, o Sporting voltou a perder, desta vez na recepção à Académica (1-2), que ainda não tinha ganho fora, mas manteve o quarto posto – agora a 12 pontos do FC Porto, terceiro -, pois a União de Leiria, quinta colocada, também foi derrotada, tal como o Nacional, que era sexto.
Em Alvalade, Orlando, aos três minutos, e João Ribeiro, aos 59, apontaram os tentos dos “estudantes”, enquanto João Moutinho, aos 23, marcou o único golo dos “leões”, que se podem queixar de uma grande penalidade não assinalada sobre Saleiro, já na parte final do encontro.
A União de Leiria perdeu no Funchal por 1-0 (golo do brasileiro Kléber, aos 19 minutos), frente ao Marítimo, que ultrapassou o Nacional, derrotado no Algarve, onde a Olhanense ganhou pelo mesmo resultado, graças a um tento do suplente Toy, aos 90 minutos.
Por seu lado, o Vitória de Guimarães também desaproveitou a oportunidade de se aproximar da Europa, ao perder por 2-1 na receção ao Paços de Ferreira: o reforço de inverno Valdomiro ainda adiantou os locais (17 minutos), mas Ózeia (25) e Maykon (59) viraram o resultado.
No outro jogo realizado este Domingo, o Rio Ave recebeu e bateu o Leixões por 2-0, graças a um “bis” de Bruno Gama, que marcou aos 71 e 80 minutos.