16.ª jornada: Benfica goleia Marítimo e continua igual ao Braga

Data:

O Benfica regressou às goleadas na Liga portuguesa de futebol e manteve-se em igualdade pontual com o líder Sporting de Braga, ao vencer fora o Marítimo, com nove toda a segunda parte, por 5-0.

No encerramento da 16.ª e primeira ronda da segunda volta, os “encarnados” garantiram cedo o triunfo, respondendo da melhor forma ao triunfo dos “arsenalistas” em Coimbra (2-0) e aproveitando os dois pontos perdidos sábado pelo FC Porto (1-1 com o Paços de Ferreira), que ficou a seis.

Depois de vitórias por 1-0 com o FC Porto, a fechar 2009, e no reduto do Rio Ave, a abrir 2010, Javier Saviola, que selara ambas, voltou a ser decisivo no Funchal, ao inaugurar o marcador aos 29 minutos, após jogada de insistência e assistência de Óscar Cardozo.

Apenas dois minutos volvidos, Olberdam foi expulso, por protestos, e, aos 35, Di Maria ofereceu o segundo a Maxi Pereira, que encostou na pequena área.

As coisas inclinaram-se em definitivo para os “encarnados” nos descontos da primeira metade, quando Robson deteve com o braço um remate para golo de Cardozo e também viu o vermelho directo. O paraguaio facturou o 15.º na prova.

Com mais dois jogadores em campo, o Benfica passeou na segunda parte, conseguindo, ainda assim, chegar à goleada, com um autogolo de Roberto Sousa, aos 51 minutos, após centro de Maxi, e um cabeceamento de Luisão, aos 69, na sequência de um livre de Di Maria.

Antes, o Sporting de Braga já tinha assegurado a manutenção no primeiro lugar, ao vencer por 2-0 em Coimbra, graças a uma grande penalidade apontada pelo camaronês Meyong, aos 42 minutos, após pretensa falta na área sobre o brasileiro Mossoró, e um livre directo de Matheus, aos 90.

A formação de Coimbra, que perdeu os primeiros pontos em casa na “era” André Villas-Boas, acabou o jogo reduzida a 10 unidades, por expulsão de Rui Nereu, aos 89 minutos. Licá foi para a baliza e não susteve o pontapé do “canarinho”.

Por seu lado, o FC Porto, que na ronda anterior já tinha estado perto de ceder dois pontos no Dragão (uma grande penalidade de Ronny poderia ter dado o empate a três à União de Leiria, nos descontos), empatou na recepção ao Paços de Ferreira (1-1), depois de ter estado a perder.

Um golo do brasileiro Maykon, aos 83 minutos, após passe de Pizzi, deu vantagem aos “castores”, enquanto Falcao empatou aos 86, aparentemente com a mão, após centro de Varela, selando o seu 11.º tento na prova – já tinha marcado na primeira parte, num golo mal anulado.

Por seu lado, o Sporting, com um “bis” do regressado Liedson, recebeu e bateu sábado o Nacional por 3-2.

Entrado aos 58 minutos, para um lugar de Hélder Postiga, com o resultado em 1-1, o internacional luso marcou dois golos, aos 60 e 72 minutos, selando o quinto triunfo consecutivo, em todas as competições, dos “leões”.

Com este resultado, o Sporting, que esteve a perder (golo de Ruben Micael, aos 24 minutos), empatou (marcou Miguel Veloso, aos 25) e ainda sofreu no final (o brasileiro Edgar Silva reduzir, aos 84), reduziu para seis pontos a desvantagem para o FC Porto.

Nos outros encontros de hoje, o Leixões entregou o último lugar ao Belenenses, ao vencer por 3-1 no Restelo, com tentos de Hugo Morais, Pouga e Didi, e a União de Leiria venceu por 2-0 o Rio Ave, em Vila do Conde.

Sábado, o Olhanense acabou com uma série de 14 jogos oficiais sem ganhar – 11 deles no campeonato -, ao receber e bater a Naval 1.º de Maio por 1-0, com um tento de Castro.

Por seu lado, o Vitória de Setúbal conquistou um importante empate a dois golos no reduto do Vitória de Guimarães, que só se salvou do desaire perto do fim, graças a um golo do suplente Tiago Targino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.