16.ª jornada: Líderes Braga e Benfica fora, FC Porto e Sporting em casa

Data:

As visitas de Sporting de Braga e Benfica, que partilham o primeiro lugar, dominam as atenções na entrada da segunda volta da Liga portuguesa de futebol, enquanto FC Porto e Sporting cumprem a 16.ª ronda em casa.
Os bracarenses, comandantes oficiais da tabela, em virtude da vantagem no confronto directo com os "encarnados", não terão tarefa fácil, já que viajam domingo a Coimbra para defrontar a Académica, uma equipa que venceu os quatro últimos jogos em casa para o campeonato.
A formação “arsenalista” ainda só perdeu um encontro no campeonato (0-1 em Guimarães, à 10.ª ronda), mas ficou quarta-feira afastada das meias-finais da Taça da Liga, ao perder por 2-1 no reduto do “secundário” Trofense, isto depois de, a abrir a época, ter caído da Liga Europa.
Quanto ao Benfica, joga, pouco depois, num campo tradicionalmente exigente, o Estádio dos Barreiros, embora o Marítimo pareça estar a perder o "gás" da nova era do treinador holandês Mitchell van der Gaag, recebendo, sem o castigado Bruno, o clube da Luz depois de ter perdido os três últimos jogos, dois deles como anfitrião.
O conjunto “encarnado”, que já vai poder contar com o central brasileiro David Luiz (falhou o triunfo por 1-0 com o Rio Ave, em Vila do Conde, da ronda 15), também só perdeu uma vez (0-2 em Braga, à oitava jornada).
A quatro pontos dos dois primeiros, e depois do susto com a União de Leiria (nos descontos, Ronny falhou uma grande penalidade que faria o 3-3), o FC Porto volta a jogar no Dragão, agora para receber o Paços de Ferreira, sábado.
Como Sporting de Braga e Benfica, o “onze” portista, tetracampeão em título, ainda só cedeu dois pontos em casa (1-1 com o Belenenses), enquanto os “castores” somam mais triunfos fora (dois, com Belenenses e Vitória de Setúbal) do que como visitados (um, com o Nacional).
Após uma série negra de oito jogos em que apenas somou uma vitória, o Sporting, de Carlos Carvalhal, parece estar a reanimar e já vai no quarto jogo consecutivo a ganhar (entre campeonato e Taça da Liga).
O teste que se segue está marcado para sábado, em Alvalade, frente ao clube com quem partilha o quarto lugar, o Nacional.
A entrada na segunda volta proporciona também um embate entre dois dos três mais "aflitos". O Belenenses, que só ganhou um dos oito jogos no Restelo, recebe o "parceiro" na zona de despromoção, o Leixões, que conseguiu apenas um ponto fora de casa (dos 11 totais, os mesmos que os lisboetas).
Na primeira volta, a ronda inaugural do campeonato registou sete empates e apenas uma vitória, a que cedo lançou o Sporting de Braga (1-0 à Académica, com um golo do camaronês Meyong, aos 87 minutos) para a liderança.
16ª JORNADA
Sábado, 16 de Janeiro:
Olhanense – Naval 1.º de Maio, 16:00.
Vitória de Guimarães – Vitória de Setúbal, 17:00 (SportTV).
FC Porto – Paços de Ferreira, 19:15 (SportTV).
Sporting – Nacional, 21:15 (RTP1).
Domingo, 17 de Janeiro:
Belenenses – Leixões, 15:00.
Rio Ave – União de Leiria, 16:00.
Académica – Sporting de Braga, 18:00 (SportTV).
Marítimo – Benfica, 20:15 (SportTV).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.