Transportes escolares retomados e escolas reabertas é o cenário previsto para terça-feira para a maior parte dos concelhos do distrito de Vila Real, onde se espera que a chuva derreta a neve e o gelo nas próximas horas.
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê a ocorrência de períodos de chuva muito intensa, em especial nas Regiões do Norte e Centro, uma situação que vai colocar o distrito de Vila Real em Alerta Azul a partir das 20:00 de hoje.
Face a este cenário, a protecção civil distrital prevê que os transportes escolares e as escolas retomem a sua actividade normal a partir de terça-feira, depois de hoje terem estado hoje suspensos em todo o distrito por causa da neve e do gelo.
"Estamos completamente dependentes das condições meteorológicas", disse à Agência Lusa o presidente da Câmara de Boticas.
Fernando Campos referiu que se a chuva derreter o gelo acumulado nas estradas, o concelho regressará à normalidade.
No entanto, o autarca acrescentou que, ao final da tarde de hoje, algumas aldeias das zonas mais altas ainda se encontravam isoladas por causa das dificuldades de acesso.
Cenário idêntico se passa em Montalegre, onde o sal acabou depois de a câmara ter espalhado cerca de 30 toneladas pelas principais estradas de ligação do concelho a Braga e Chaves.
"Aguardamos a chegada de mais 50 toneladas de sal esta noite", salientou o vice-presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves.
O responsável referiu que a ligação entre as aldeias continuam "bastante condicionadas".
Já no concelho de Vila Real, segundo o responsável local pela protecção civil, Álvaro Ribeiro, a rede viária rural está praticamente toda transitável, depois de quatro equipas terem passado o dia a limpar a neve e espalhar sal para derreter o gelo.
Por isso mesmo, de acordo com Álvaro Ribeiro, as escolas do concelho deverão regressar à normalidade na terça-feira.
O comandante distrital da protecção civil de Vila Real, Carlos Silva, salientou que "os principais itinerários do distrito (IP4, A24 e A7) e estradas nacionais estão transitáveis.
A excepção vai para a EN 15, paralela ao IP4, na zona da Serra do Marão, onde ainda se verificam constrangimentos na circulação.