Mau tempo: Protecção Civil alarga alerta azul até meio-dia de amanhã

Data:

As regiões do Norte e Centro são as mais afectadas pelas baixas temperaturas, que têm atingido o país. A vaga de frio e as quedas intensas de neve levaram a Protecção Civil a alargar até ao meio-dia de segunda-feira o alerta azul nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco.

Caiu neve em vários pontos do país. No Alentejo, a cidade de Elvas e as vilas de Campo Maior e Marvão, no distrito de Portalegre, ficaram hoje cobertas de branco, um fenómeno raro nos dois primeiros casos.

A queda de neve está também a condicionar várias estradas do país, tendo sido cortadas algumas ligações rodoviárias nos distritos da Coimbra, Viseu, Leiria, Braga, Aveiro, Porto, Bragança, Vila Real e Guarda.

Neste último distrito, registaram-se nevões em quase toda a região, tendo ocorrido mais problemas nas estradas dos concelhos de Trancoso, Manteigas, Seia e Guarda, segundo fontes da Protecção Civil, adiantando o portal online da Autoridade Nacional da Protecção civil que “todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela” estão cortados.

Caos nas estradas de Vila Real

O nevão intenso que cai no distrito de Vila Real desde as 9h30 de hoje está a provocar o caos nas estradas do distrito, com as autoridades a receberem inúmeros pedidos de ajuda para automobilistas retidos.

A principal estrada de ligação de Trás-os-Montes ao litoral, o Itinerário Principal 4 (IP4), está cortada ao trânsito desde as 11h44 na serra do Marão, entre Vila Real e Amarante.

Na Serra da Estrela, um militar da GNR ficou hoje ferido num despiste com uma moto-quatro em patrulha numa estrada que está fechada ao trânsito desde as 09:30, por causa de um nevão intenso. O homem de 31 anos “sofreu um traumatismo torácico grave com fracturas nas costelas, clavícula e com uma contusão pulmonar que precisa de algum cuidado”, referiu à agência Lusa o cirurgião Manuel Fanfa, do hospital da Covilhã, onde o militar foi assistido.

O mau tempo regressou também ao Algarve, depois das intensas chuvas de domingo passado. Esta madrugada foram registadas 24 ocorrências entre as 00h00 e as 17 horas, com três estradas cortadas (duas em Tavira e uma em Lagos) e inundações em perímetro urbano. O Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro (CDOS) deu também conta de várias inundações em Olhão, Faro, Loulé e Vila Real de Santo António.

No final da semana passada, a vaga de frio fez com que a Legião da Boa Vontade do Porto fizesse rondas suplementares para fornecer agasalhos e alimentação calórica aos sem-abrigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.