As regiões do Norte e Centro são as mais afectadas pelas baixas temperaturas, que têm atingido o país. A vaga de frio e as quedas intensas de neve levaram a Protecção Civil a alargar até ao meio-dia de segunda-feira o alerta azul nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco.
Caiu neve em vários pontos do país. No Alentejo, a cidade de Elvas e as vilas de Campo Maior e Marvão, no distrito de Portalegre, ficaram hoje cobertas de branco, um fenómeno raro nos dois primeiros casos.
A queda de neve está também a condicionar várias estradas do país, tendo sido cortadas algumas ligações rodoviárias nos distritos da Coimbra, Viseu, Leiria, Braga, Aveiro, Porto, Bragança, Vila Real e Guarda.
Neste último distrito, registaram-se nevões em quase toda a região, tendo ocorrido mais problemas nas estradas dos concelhos de Trancoso, Manteigas, Seia e Guarda, segundo fontes da Protecção Civil, adiantando o portal online da Autoridade Nacional da Protecção civil que “todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela” estão cortados.
Caos nas estradas de Vila Real
O nevão intenso que cai no distrito de Vila Real desde as 9h30 de hoje está a provocar o caos nas estradas do distrito, com as autoridades a receberem inúmeros pedidos de ajuda para automobilistas retidos.
A principal estrada de ligação de Trás-os-Montes ao litoral, o Itinerário Principal 4 (IP4), está cortada ao trânsito desde as 11h44 na serra do Marão, entre Vila Real e Amarante.
Na Serra da Estrela, um militar da GNR ficou hoje ferido num despiste com uma moto-quatro em patrulha numa estrada que está fechada ao trânsito desde as 09:30, por causa de um nevão intenso. O homem de 31 anos “sofreu um traumatismo torácico grave com fracturas nas costelas, clavícula e com uma contusão pulmonar que precisa de algum cuidado”, referiu à agência Lusa o cirurgião Manuel Fanfa, do hospital da Covilhã, onde o militar foi assistido.
O mau tempo regressou também ao Algarve, depois das intensas chuvas de domingo passado. Esta madrugada foram registadas 24 ocorrências entre as 00h00 e as 17 horas, com três estradas cortadas (duas em Tavira e uma em Lagos) e inundações em perímetro urbano. O Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro (CDOS) deu também conta de várias inundações em Olhão, Faro, Loulé e Vila Real de Santo António.
No final da semana passada, a vaga de frio fez com que a Legião da Boa Vontade do Porto fizesse rondas suplementares para fornecer agasalhos e alimentação calórica aos sem-abrigo.