CAN2010: Governo português condena “acto terrorista” sobre selecção do Togo

Data:

O ministro dos Negócios Estrangeiros condenou hoje, na Batalha, o ataque ao autocarro da selecção do Togo que provocou dois mortos, classificando-o como um “acto terrorista”.

“Nós condenamos o acto terrorista que se verificou em Cabinda e solidarizamo-nos, naturalmente, com o governo angolano no sentido de o apoiar num momento em que tanta expectativa está criada sobre o sucesso deste campeonato”, afirmou à Agência Lusa Luís Amado, salientando que a escolha do país para a realização da prova “celebra” a Paz que Angola conseguiu.

Para o governante, é “neste momento particularmente importante sublinhar o profundo apoio do Governo português ao governo angolano” e condenar “o acto terrorista que se verificou em Cabinda”.

Confrontado com o risco de um aumento da violência naquele território angolano, Luís Amado disse não acreditar que tal suceda.

“Creio que não, creio que o esforço que tem vindo a ser feito pelo governo angolano no sentido de ter condições de pacificação e estabilização de todo o seu território também produzirão o seu efeito em Cabinda”, declarou, à margem do almoço de trabalho entre 21 elementos do Governo e os presidentes das câmaras municipais do distrito de Leiria no âmbito da iniciativa “Governo Presente”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou haver “um radicalismo em alguns sectores da oposição de Cabinda que se manifestou neste acto, aproveitando a carga mediática que um acto destes tem nas vésperas de um em tão importante acontecimento internacional”.

“Mas acredito que o governo angolano, com a forma como tem sabido conduzir todo o processo de estabilização da sociedade angolana encontrará soluções para esta situação”, acrescentou Luís Amado.

O autocarro da selecção do Togo, apurada para a Taça das Nações Africanas (CAN) que se realiza em Angola, foi metralhado sexta-feira, dez quilómetros após ter cruzado a fronteira entre o Congo e Angola, no enclave de Cabinda, tendo morrido um treinador-adjunto e o responsável pela imprensa da equipa.

O ataque foi reivindicado pela ala militar da FLEC, organização que defende a independência do enclave de Cabinda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.