Novas tecnologias: Petição já está no Parlamento

Data:

A petição a favor das novas tecnologias no futebol foi hoje entregue ao presidente da Assembleia da República (AR), faltando agora encontrar eco nas instituições que regem o futebol europeu (UEFA) e mundial (FIFA).

Num acto em que contou com a presença de diversas individualidades ligadas à modalidade e não só, o comentador da SIC Rui Santos entregou a Jaime Gama uma petição onde constavam mais de sete mil assinaturas, um número mais do que suficiente para que suba a plenário, como disse na altura o presidente da AR.

"Agora, a petição vai ser encaminhada para uma comissão, que vai ouvir os profissionais ligados à modalidade. Acho que deve ser feito um grande esforço para se analisar o problema e tentar encontrar uma solução que agrade todos os que acompanham o fenómeno desportivo e o futebol em especial", afirmou na ocasião Jaime Gama.

A importância das novas tecnologias em poder corrigir eventuais erros no campo por parte das equipas de arbitragem foi salientada pelos presentes, com realce para o árbitro Pedro Henriques, que marcou presença a título pessoal.

"Sou totalmente a favor, especialmente do vídeo-árbitro. É melhor perder 10 segundos e poupar uma dor de cabeça, do que cometer um erro que pode marcar uma carreira", afirmou o árbitro lisboeta.

Com o sentimento do dever cumprido estava Rui Santos, que se mostrou esperançado de que a partir de agora a matéria venha a ser encarada com outros olhos.

"Fico com a esperança de que ao entregar esta petição, o poder político e os partidos representados na AR tenham uma posição clara sobre esta matéria. Não é mais possível separar o futebol do que são os interesses da sociedade civil", afirmou.

A possibilidade de a petição poder encontrar eco nas instâncias que regem a modalidade internacionalmente não é o que move Rui Santos, mas este não esconde alguma esperança.

"Somos um país periférico da Europa, um país pequeno, mas devemos ter o orgulho de ser portugueses e de ser empreendedores. Devemos ter essa capacidade de fazer chegar, quer à UEFA quer à FIFA, aquilo que é o produto do nosso pensamento e que deve estar alinhado com aquilo que de melhor o futebol pode projectar", sublinhou Rui Santos.

Entre os presentes estiveram os representantes máximos dos dois rivais de Lisboa, Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, e José Eduardo Bettencourt, presidente do Sporting, tendo sido notada a ausência de um representante do FC Porto.

"O FC Porto tinha um jogo hoje e admito que isso possa ter condicionado a sua não presença. Mas quem está está, quem não está não está. Quem se revê revê-se, quem não se revê não se revê, isto não é um movimento de imposição é um movimento de inclusão. Mas sei que há pessoas no FC Porto que são muito caras a esta matéria e a apoiam", minimizou Rui Santos.

Por seu turno, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madail, mostrou a sua total disponibilidade em colaborar.

"Eu e a federação estamos disponíveis para, quando for necessário, colaborarmos e ver o que poderá ser feito nessa matéria. No entanto, há também que ter em atenção a questão dos custos", afirmou o dirigente.

O presidente da Liga foi igualmente manifestar o seu apoio: "Eu sou favorável à introdução de novas tecnologias, que venham ajudar a equipa de arbitragem a tomar uma melhor decisão. Não defendo as interrupções do jogo, mas sim que possamos adaptar os meios tecnológicos ao desporto em geral e ao futebol em particular".

"Acho que é uma questão de tempo. Sei que vai haver meios tecnológicos, só não sei é quando", frisou Hermínio Loureiro, mostrando-se convicto na adopção das novas tecnologias no futebol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.