Mau tempo: Possibilidade de cheias nas margens do Douro, no Porto e Gaia

Data:

A Polícia Marítima do Douro prevê que a situação mais crítica nas margens do rio, em Porto e Gaia, com possibilidade de cheias, irá ocorrer entre as 19:00 e as 02:00, estando neste momento o dispositivo de segurança em situação de alerta.

Conforme explicou à Lusa o agente Sousa Leigo “está-se a aproveitar a baixa-mar para fazer o maior débito possível das barragens, dentro do plano de segurança e nunca as esvaziando demais para que os níveis fiquem dentro dos caudais e para que, cerca das 02:00, hora da praia-mar, se houver necessidade tenham capacidade de retenção de águas”.

“A partir das 19:00 e até às 02:00 da manhã será a altura mais crítica que irá haver nas margens do Douro, no Porto e em Gaia”, precisou o agente.

Sousa Leigo afirmou que não se está ainda numa situação de emergência, mas sim de alerta.

“Entre a meia-noite e as 02:00 poderá mudar para pré-emergência”, disse.

A Polícia Marítima do Douro tem a seu piquete reforçado com o centro de previsão de cheias e “no caso de acontecer alguma situação anómala activa todo o dispositivo de segurança através do Comando Distrital de Operações de Socorro”.

O rio Douro já subiu cerca de quatro metros em relação ao seu caudal normal, no Peso da Régua, inundando os cais da Junqueira e da Régua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.