A Polícia Marítima do Douro prevê que a situação mais crítica nas margens do rio, em Porto e Gaia, com possibilidade de cheias, irá ocorrer entre as 19:00 e as 02:00, estando neste momento o dispositivo de segurança em situação de alerta.
Conforme explicou à Lusa o agente Sousa Leigo “está-se a aproveitar a baixa-mar para fazer o maior débito possível das barragens, dentro do plano de segurança e nunca as esvaziando demais para que os níveis fiquem dentro dos caudais e para que, cerca das 02:00, hora da praia-mar, se houver necessidade tenham capacidade de retenção de águas”.
“A partir das 19:00 e até às 02:00 da manhã será a altura mais crítica que irá haver nas margens do Douro, no Porto e em Gaia”, precisou o agente.
Sousa Leigo afirmou que não se está ainda numa situação de emergência, mas sim de alerta.
“Entre a meia-noite e as 02:00 poderá mudar para pré-emergência”, disse.
A Polícia Marítima do Douro tem a seu piquete reforçado com o centro de previsão de cheias e “no caso de acontecer alguma situação anómala activa todo o dispositivo de segurança através do Comando Distrital de Operações de Socorro”.
O rio Douro já subiu cerca de quatro metros em relação ao seu caudal normal, no Peso da Régua, inundando os cais da Junqueira e da Régua.