A previsão de condições meteorológicas adversas, com continuação de chuva, vento forte e agitação marítima para os próximos dias, levou hoje a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) a accionar o alerta amarelo até sábado.
Vai continuar o tempo típico de Inverno, com persistência de precipitação em todo o território continental, podendo ser “bastante significativa nas regiões do Norte e Centro”, vento moderado a forte que poderá atingir rajadas de 120 quilómetros nas terras altas, “eventual queda de neve” nos pontos mais altos do interior Norte e Centro e agitação marítima forte, com ondas que poderão atingir os seis metros em toda a costa.
Face a esta situação e aos níveis de precipitação dos dias anteriores, vai vigorar o alerta amarelo, o segundo nível numa escala crescente de quatro.
Em comunicado, a Protecção Civil adverte a população que deverá continuar a observar medidas de prevenção e precaução adequadas ao Inverno, nomeadamente no que se refere à condução de veículos, à desobstrução dos sistemas de escoamento de água, aos cuidados com os sistemas de aquecimento, lareiras e braseiras, ao frio e actividades na orla marítima.
O território continental estava em alerta azul, o mais baixo numa escala de quatro, passando agora para alerta amarelo.