Onze países da Europa estão hoje com previsão de queda de neve, entre os quais Portugal, mas nenhum dos Estados do "Velho Continente" se encontra em alerta vermelho, segundo a rede de serviços meteorológicos europeus (EUMETNET).
Está prevista a possibilidade de queda de neve nos distritos setentrionais de Bragança e Vila Real mas em todo o território português vigora apenas o alerta amarelo ou laranja (terceiro e quarto nível de alerta numa escala de cinco).
Os portugueses são mais afortunados do que alguns dos residentes de países europeus, nomeadamente do Reino Unido, onde se mantém a indicação de neve e gelo, estando o país em alerta amarelo.
As viagens de milhares de britânicos continuam perturbadas, havendo a registar acidentes graves nas estradas inglesas, um dos quais provocou a morte de duas pessoas e fez 47 feridos.
O acidente mais grave, na localidade de Townshend, sudoeste inglês, quando um autocarro se despistou numa estrada coberta de gelo, matando duas mulheres e fazendo 47 feridos, segundo fonte da polícia.
O autocarro, que transportava 48 passageiros, além do motorista, saiu da estrada antes de cair de lado.
Um carro da polícia que saiu em socorro dos sinistrados também se despistou, tendo as vítimas do acidente de autocarro sido finalmente retiradas de helicóptero.
Hoje são esperadas 12 milhões de pessoas nas estradas do Reino Unido numa altura em que as condições atmosféricas se mantêm difíceis, com temperaturas que se aproximam de mínimos históricos em certos locais.
As temperaturas gélidas estão também a perturbar o transporte aéreo.
A companhia aérea easyJet anulou dezenas de voos.
As restantes companhias com voos compartidas e chegadas nos aeroportos de Luton, Gatwick e Heathrow (Londres), e nos de Glasgow e Edimburgo (Escócia), pedem aos passageiros que se mantenham em contacto com as companhias aéreas.
A British Airways (BA) informou hoje que a neblina em Heathrow obrigou ao cancelamento de alguns voos, mas não há problemas com os que operam a partir de Gatwick.
Na Escócia, as temperaturas desceram consideravelmente, em alguns casos até aos dezasseis graus centígrados negativos centígrados (-16).
Em Londres, a temperatura baixou até aos seis Graus abaixo de zero (-06) enquanto em no condado de Hampshire (sul de Inglaterra), uma das zonas mais castigadas pelo mau tempo, a temperatura desceu para 10 graus negativos (-10).
A registrar também um acidente que envolveu um avião da companhia aérea American Airlines, que saiu da pista ao tentar aterrar no aeroporto de Kingston.
Noventa e um passageiros ficaram feridos no acidente de avião do voo da American Airlines, segundo as autoridades.
Os 91 passageiros foram transportados para o hospital público de Kingston mas nenhum ficou gravemente ferido.
No Boeing 737, procedente de Miami, viajavan 145 passageiros e sete tripulantes.
Um outro acidente envolveu um avião que hoje saiu da pista depois de aterrar no aeroporto escocês de Prestwick devido ao mau tempo.
O avião da compañía Ryanair, derrapou ao tentar aterrar e saiu da pista sem que qualquer dos passageiros tenha ficado ferido, segundo um porta-voz da polícia de Strathclyde, Escócia.
Entretanto, o serviço Ferrovário Eurostar, que une Londres a Paris e Bruxelas pelo Canal da Mancha, retomou terça-feira a sua actividade depois de uma suspensão de três dias devido ao mau tempo.
Contudo, a Eurostar informoui hoje que não está a operar com total normalidade.
Com indicação de queda de neve e ventos fortes está a Áustria, onde vigora o alerta amarelo, à semelhança do que sucede também em Espanha (alerta laranja).
A República Checa está em alerta laranja, estando prevista queda de neve em todo o território, situação análoga à da Finlândia país em alerta amarelo nalgumas localidades e laranja noutras.
Na Alemanha, em alerta amarelo, está prevista a queda de neve na maior parte do território, ventos fortes e nevoeiro.
Na Irlanda, há indicação de neve e nevoeiro, estando accionado o alerta amarelo, enquanto que em Itália, em alerta laranja, prevê-se chuva ventos fortes na maior parte do território e neve em Piemonte.
A neve deverá cobrir toda a Letónia, país que se encontra em alerta amarelo.
Na Noruega, em alerta amarelo, os serviços meteorológicos prevêem queda de neve em parte do território, e ventos fortes.