Portugueses são a maior comunidade estrangeira em França e no Luxemburgo

Data:

Os portugueses representam a maior comunidade estrangeira na França e no Luxemburgo. Compõem ainda
a terceira comunidade na Suíça, atrás dos italianos e dos alemães. São os dados de 2008, do Eurostat, o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, e revelam ainda que mais de um terço dos cidadãos estrangeiros residentes na União Europeia, são naturais de um dos Estados-membros.

Além de determinar que Alemanha, Espanha, Reino Unido, França e Itália, são os países onde residem mais estrangeiros, o relatório revela ainda que Portugal é o país de origem da maior comunidade emigrante tanto na França como no Luxemburgo e o terceiro na Suíça.
Divulgado no dia 16 deste mês, o relatório especifica que em França, a comunidade portuguesa é composta por 492 mil cidadãos, que representam 13,6 por cento da população de estrangeiros legalmente radicados naquele país. Um número ligeiramente acima do representado pelo segunda comunidade estrangeira, a argelina – com 477 mil residentes – e pela terceira, a marroquina, que congrega 461.500 cidadãos.

Luxemburgo: portugueses são 1/3 dos estrangeiros

O relatório confirma o Luxemburgo como o país da União Europeia onde a comunidade portuguesa é mais representativa em termos proporcionais.
De acordo com o documento, estão radicados legalmente no Luxemburgo, 76.600 portugueses. 
O número representa ainda quase três vezes mais que do que aquele relacionado com a segunda comunidade estrangeira no Grão-Ducado, a francesa – com 26 mil pessoas – e muito à frente da terceira comunidade, a italiana – com 19.100 cidadãos.
O relatório do Eurostat revela anda que os portugueses representam a terceira maior comunidade estrangeira na Suíça, a seguir à italiana e à alemã.
Segundo o documento, oficialmente vivem naquele país 183 mil portugueses, que totalizam 11,4 por cento da população estrangeira. A comunidade italiana é composta por 291.200 mil cidadãos e a alemã, por 203.200.
No total, viviam na União Europeia em 2008, 30,8 milhões de cidadãos estrangeiros, dos quais 11,3 milhões eram cidadãos de outro dos 27 Estados-membros.
Em relação ao total da população estrangeira – entre originaris de dentro e de fora da União Europeia – Portugal representa o sétimo país com mais cidadãos nacionais a residirem na Europa a 27 (logo atrás da Truquia, Marrocos, Roménia, Itália, Polónia e Albânia.
A.G.P.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.