Os portugueses representam a maior comunidade estrangeira na França e no Luxemburgo. Compõem ainda
a terceira comunidade na Suíça, atrás dos italianos e dos alemães. São os dados de 2008, do Eurostat, o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, e revelam ainda que mais de um terço dos cidadãos estrangeiros residentes na União Europeia, são naturais de um dos Estados-membros.
Divulgado no dia 16 deste mês, o relatório especifica que em França, a comunidade portuguesa é composta por 492 mil cidadãos, que representam 13,6 por cento da população de estrangeiros legalmente radicados naquele país. Um número ligeiramente acima do representado pelo segunda comunidade estrangeira, a argelina – com 477 mil residentes – e pela terceira, a marroquina, que congrega 461.500 cidadãos.
Luxemburgo: portugueses são 1/3 dos estrangeiros
O relatório confirma o Luxemburgo como o país da União Europeia onde a comunidade portuguesa é mais representativa em termos proporcionais.
De acordo com o documento, estão radicados legalmente no Luxemburgo, 76.600 portugueses.
O número representa ainda quase três vezes mais que do que aquele relacionado com a segunda comunidade estrangeira no Grão-Ducado, a francesa – com 26 mil pessoas – e muito à frente da terceira comunidade, a italiana – com 19.100 cidadãos.
O relatório do Eurostat revela anda que os portugueses representam a terceira maior comunidade estrangeira na Suíça, a seguir à italiana e à alemã.
Segundo o documento, oficialmente vivem naquele país 183 mil portugueses, que totalizam 11,4 por cento da população estrangeira. A comunidade italiana é composta por 291.200 mil cidadãos e a alemã, por 203.200.
No total, viviam na União Europeia em 2008, 30,8 milhões de cidadãos estrangeiros, dos quais 11,3 milhões eram cidadãos de outro dos 27 Estados-membros.
Em relação ao total da população estrangeira – entre originaris de dentro e de fora da União Europeia – Portugal representa o sétimo país com mais cidadãos nacionais a residirem na Europa a 27 (logo atrás da Truquia, Marrocos, Roménia, Itália, Polónia e Albânia.
A.G.P.