Nove aviões alteraram a rota para outros aeroportos devido aos fortes ventos sentidos no aeroporto internacional da Madeira, disse hoje à Lusa fonte aeroportuária.
Cinco aeronaves desviaram a sua rota para a ilha do Porto Santo (SATA, TAP, Air Berlin, EasyJet e Primeira) e quatro para Lisboa (todos da TAP).
No Aeroporto da Madeira apenas aterrou até ao momento um avião da SATA que faz as ligações aéreas entre a Região e o Porto Santo, mas a partir das 10:15 ficou condicionado devido aos fortes ventos com rajadas de 80 quilómetros-horários.
As más condições atmosféricas também se fazem sentir no mar e obrigaram o navio que faz as ligações diárias inter-ilhas (Madeira–Porto Santo) a ficar no porto do Funchal.
“Não fizemos a viagem de hoje devido à forte agitação marítima à entrada do porto do Porto Santo”, disse à Lusa o comandante João Bela.
“O navio tinha 79 reservas para o Porto Santo, mas as pessoas que compareceram para embarcar foram muito poucas porque muitas delas acabam por adiar a viagem e não aparecem quando o tempo está mau. Do Porto Santo para o Funchal tínhamos 105 reservas”, adiantou.
Segundo o comandante João Bela “a viagem de segunda-feira é ainda uma incógnita porque o vento vai manter-se forte pelo menos até às 09:00 desse dia”.
“Aliás, as condições são muito negras para a semana com vento muito forte do quadrante sul e sudoeste, com excepção para o dia de Natal”, alertou.
De acordo com o Instituto de Meteorologia, o arquipélago da Madeira está em alerta laranja com previsão de ventos fortes com rajadas que poderão atingir os 120 quilómetros por hora nas zonas altas e chuvas.