A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) abre sexta-feira, em Vila Real, um Gabinete de Pré-Incubação para ajudar os jovens a criarem a sua própria empresa. O espaço terá como finalidade o acompanhamento no processo de criação da sua própria empresa, através de serviços como formação, elaboração de planos de negócio, coaching, mentoring e análise de risco.
O gabinete resulta de uma parceria com o Centro de Inovação de Trás-os-Montes e Alto Douro (CITMAD) e vai ficar sedeado nas instalações da universidade.
André Pimentel Barbosa, 26 anos, está a tirar o curso de Enologia na UTAD e vai ser um dos primeiros a recorrer ao novo gabinete para pedir ajuda na criação da sua empresa de prestação de serviços na área vitivinícola. Apesar de ser natural do Porto, André quer fixar-se, pelo menos para já, em Vila Real e abrir uma empresa que colmate uma falha que diz que existe na região.
“A minha ideia é prestar todo o tipo de serviços que estejam relacionados com a vitivinicultura, desde a consultoria enológica e vitivinícola à distribuição, enoturismo, projectos de arquitectura para as adegas ou formação da equipa”, referiu à Lusa.
Para além de ajudar a criar a empresa, o projecto vai evoluir posteriormente para a “incubação”, ajudando as empresas a instalar-se fisicamente a custos mais reduzidos. Segundo fonte da UTAD, esta parceria entre a universidade e CITMAD surge como consequência da preocupação destas duas instituições com as temáticas do Empreendedorismo e Inovação que consideram ser o caminho para o desenvolvimento de Trás-os-Montes e Alto Douro. O CITMAD é uma associação sem fins lucrativos, lançada por 72 entidades e empresas da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
A criação das primeiras empresas apoiadas por esta iniciativa está prevista para o primeiro trimestre de 2010.