Um golo de Alan, aos 88 minutos, permitiu ao Sporting de Braga empatar 1-1 com o Leixões em Matosinhos e manter a liderança da Liga de futebol, à 12.ª jornada.
Ainda assim, os bracarenses podem voltar a repartir o primeiro posto com o Benfica, caso a equipa de Jorge Jesus vença domingo a Académica, na Luz, embora os minhotos tenham vantagem sobre os “encarnados”, por terem ganho por 2-0 em Braga.
Agora com 29 pontos, a formação do Minho, orientada por Domingos Paciência, esteve a perder desde os 33 minutos, momento no qual Moisés fez golo na própria baliza, num lance com muitas culpas para o guarda-redes Eduardo.
A jogar com 10 desde os 50 minutos (Braga foi expulso por acumulação de amarelos), o Leixões podia ter fechado o jogo em várias ocasiões, mas foi traído pela eficácia de Alan, que, aos 88, deu o empate ao Sporting de Braga e, assim, a manutenção da liderança.
Caso o Benfica vença a Académica, será a terceira vez que as duas equipas partilham esta época a liderança da prova.
O FC Porto, que sexta-feira goleou em Guimarães (4-1), com golos de Varela, Falcao, Bruno Alves e Rodriguez (Andrezinho marcou para os vimaranenses), beneficiou do empate em Matosinhos e aproximou-se dos bracarenses.
A equipa liderada por Jesualdo Ferreira está agora a três curtos pontos da formação orientada por Domingos Paciência.
Já o Vitória de Guimarães caiu para 10.º lugar e foi ultrapassado na classificação pela Naval 1.º de Maio, que hoje recebeu e venceu o Paços de Ferreira por 1-0, com um golo de Diego Ângelo, aos 27 minutos.
Rio Ave e Belenenses empataram 0-0 em Vila do Conde, num jogo marcado pelo mau estado do relvado e pela inexistência de oportunidades claras de golo.
Ainda assim, a equipa do Rio Ave ultrapassou provisoriamente o Sporting (joga segunda-feira em Setúbal) e está agora na sexta posição, com 16 pontos, mais um que os "leões".