O Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa (MNHN-UL) tem patente a partir de hoje, a exposição «A Aventura da Terra: um Planeta em Evolução». Com recurso à utilização de materiais “reciclados”, os responsáveis pela mostra convidam o público a uma viagem no tempo de forma a acompanhar a evolução do planeta ao longo dos últimos 4.600 milhões de anos.
A responsável salienta que durante cerca de mil milhões de anos, o planeta azul “sofreu intensas modificações químicas e geológicas, tendo os primeiros sinais de «vida» surgido aos 3800 milhões de anos e só entre 500 e 400 milhões de anos atrás foi possível a primeira invasão por plantas e animais”.
Os objectos pretendem construir uma consciência do passado e ajudar a compreender a imensidão do tempo geológico e a sua relatividade em relação aos diversos acontecimentos, como o aparecimento da vida e do ser Humano. “Mostram que a vida na Terra evoluiu desde formas primitivas simples até formas mais complexas”, acrescentou a também Vice-Reitora da UL.
Globos terrestres representando diferentes idades do planeta, módulos interactivos, fósseis e modelos tridimensionais de seres vivos do passado convidam a uma verdadeira aventura interactiva sobre a evolução da Terra.
No âmbito da exposição, decorre ainda um ciclo de conferências abertas ao público em geral e com entrada livre.
Estas iniciativas inserem-se nas comemorações finais do Ano Internacional do Planeta Terra, e prolongam-se pelo Ano Internacional da Biodiversidade, que será celebrado em 2010.
Museu Nacional de História Natural
Rua da Escola Politécnica, 56/58
Horário:
Terça a sexta-feira:
10 às 17 horas
Sábados e domingos:
11 às 18horas
O Museu encerra às segundas e feriados
Transportes:
Metro: estação Rato
Autocarros: Nº 58 e 773, com paragens na R. da Escola Politécnica; Nº 6, 9, 74, 720, 727 e 738, paragens no Largo do Rato