Exposição em Lisboa conta a história da Terra ao longo de 4.600 milhões de anos

Data:

O Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa (MNHN-UL) tem patente a partir de hoje, a exposição «A Aventura da Terra: um Planeta em Evolução». Com recurso à utilização de materiais “reciclados”, os responsáveis pela mostra convidam o público a uma viagem no tempo de forma a acompanhar a evolução do planeta ao longo dos últimos 4.600 milhões de anos.

«A Aventura da Terra: um Planeta em Evolução» convida o público “a debruçar-se sobre a evolução do planeta, começando pela origem do próprio Universo”, destaca a coordenadora do projecto. Maria Amélia Martins-Loução refere-se à exposição como “uma verdadeira viagem pelo tempo geológico onde a vida demorou a diversificar-se, transportando-nos  também para esta noção um pouco diferente de «tempo»”.
A responsável salienta que durante cerca de mil milhões de anos, o planeta azul “sofreu intensas modificações químicas e geológicas, tendo os primeiros sinais de «vida» surgido aos 3800 milhões de anos e só entre 500 e 400 milhões de anos atrás foi possível a primeira invasão por plantas e animais”.
Os objectos pretendem construir uma consciência do passado e ajudar a compreender a imensidão do tempo geológico e a sua relatividade em relação aos diversos acontecimentos, como o aparecimento da vida e do ser Humano. “Mostram que a vida na Terra evoluiu desde formas primitivas simples até formas mais complexas”, acrescentou a também Vice-Reitora da UL.
Globos terrestres representando diferentes idades do planeta, módulos interactivos, fósseis e modelos tridimensionais de seres vivos do passado convidam a uma verdadeira aventura interactiva sobre a evolução da Terra.
No âmbito da exposição, decorre ainda um ciclo de conferências abertas ao público em geral e com entrada livre.
Estas iniciativas inserem-se nas comemorações finais do Ano Internacional do Planeta Terra, e prolongam-se pelo Ano Internacional da Biodiversidade, que será celebrado em 2010.

Museu Nacional de História Natural
Rua da Escola Politécnica, 56/58
Horário:
Terça a sexta-feira:
10 às 17 horas
Sábados e domingos:
11 às 18horas
O Museu encerra às segundas e feriados
Transportes:
Metro: estação Rato
Autocarros: Nº 58 e 773, com paragens na R. da Escola Politécnica; Nº 6, 9, 74, 720, 727 e 738, paragens no Largo do Rato

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.