Açores: Corvo vai receber grandes obras

Data:

A ampliação da zona de estacionamento de embarcações no Porto da Casa, no Corvo, uma das principais reivindicações dos pescadores desta ilha dos Açores, mereceu do governo regional a garantia da sua realização.
“Apresentamos o estudo prévio para a ampliação da zona de estacionamento, que permitirá colocar as embarcações num local apropriado”, afirmou Marcelo Pamplona, subsecretário regional das Pescas, em declarações aos jornalistas no Porto da Casa.
Segundo Marcelo Pamplona, este projecto prévio, que prevê a criação de espaço para a colocação de 12 embarcações com 10 metros de comprimento, “teve a concordância dos pescadores”. A frota do Corvo conta actualmente com 11 embarcações, das quais apenas três são de madeira, sendo as restantes cabinadas, em fibra e alumínio. Segundo Marcelo Pamplona, o processo de renovação da frota estará concluído em 2010.
As embarcações de pesca do Corvo capturam cerca de 30 toneladas de peixe por ano e, segundo Amândio Cabeceiras, “o escoamento do produto tem corrido muito mal”.  O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, destacou o esforço financeiro feito na melhoria das condições dos portos e aeroportos do arquipélago, num investimento global de 320 milhões de euros nos últimos quatro anos.
“Era um investimento que seria desnecessário noutra região do país, mas estamos conscientes da necessidade de melhorar a coesão social e territorial dos Açores”, afirmou Carlos César, recordando que o arquipélago se dispersa por nove ilhas ao longo de 600 quilómetros. Carlos César falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra da torre de controlo do Aeródromo do Corvo, no início de uma visita à mais pequena ilha do arquipélago dos Açores. “Não é um investimento avultado, mas é excepcionalmente valioso para a segurança e operacionalidade do transporte aéreo”, afirmou.
A nova torre de controlo, que deverá estar pronta dentro de um ano, tem um custo estimado de cerca de 340 mil euros. 
Ainda relativamente ao Aeródromo do Corvo, Carlos César anunciou que será lançada durante o primeiro semestre do próximo ano a empreitada de alargamento e pavimentação da pista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.