João Aguardela homenageado com novo projecto cultural

Data:

O música português João Aguardela foi alvo de uma homenagem com um concerto que juntou vários nomes da música portuguesa. Entretanto foi também lançado o projecto «Megafone 5» que visa incentivar uma nova música de inspiração popular e tradicional.

Os Dead Combo, Oquestrada, Gaiteiros de Lisboa e A Naifa actuaram no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, para lançar o projecto Megafone 5, de homenagem ao músico João Aguardela, falecido no início deste ano.
Entre as iniciativas lançadas pela associação contam-se este concerto e o lançamento de dois prémios anuais, em parceria com a Sociedade Portuguesa d Autores.
O «Prémio Megafone Música» será atribuído a um músico ou grupo cujo trabalho “enalteça as tradições musicais portuguesas e lhes dê renovado futuro”.
O «Prémio Megafone Missão» distinguirá uma “entidade não musical” que, ao longo de um ano, tenha ajudado a difundir aquele género de música.
Todo este projecto está centralizado no site www.aguardela.com, no qual estão disponibilizados vários conteúdos, entre os quais os quatro álbuns que João Aguardela gravou no projecto Megafone, editados entre 1997 e 2005 e que podem ser descarregados de forma gratuita.
A ideia de criar a associação cultural Megafone 5 só surgiu depois da morte de João Aguardela, em Janeiro aos 39 anos, para dar continuidade a um trabalho de criação de música nova a partir da tradição portuguesa.
Este projecto nasceu, informalmente, entre um grupo de amigos, companheiros e também admiradores do seu trabalho.
O músico e compositor João Aguardela, do grupo A Naifa, faleceu dia 19 de Janeiro aos 39 anos de idade vítima de cancro.
João Aguardela integrou no passado colectivos como «Sitiados», «Linha da Frente» ou «Megafone». O músico havia editado com «A Naifa» o álbum «Uma Inocente Inclinação Para o Mal» no ano passado.
Os «Sitiados», a primeira banda de João Aguardela, editaram em 1992 o seu álbum de estreia, sendo de 1999 a edição do seu último registo. “Esta vida de marinheiro” foi talvez a sua música de maior sucesso.
Posteriormente, o músico fundou os «Megafone», que editaram quatro discos, o projecto Linha da Frente, que musicou textos de Ary dos Santos, Manuel Alegre e Alexandre O´Neill, entre outros.
Em 2004,fundou «A Naifa» com Luís Varatojo, Maria Antónia Mendes e Paulo Martins. O grupo gravou temas com letras de escritores como José Luís Peixoto, Adília Lopes ou Pedro Sena-Lino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.