O FC Porto somou hoje a segunda derrota na Liga de futebol ao perder na Madeira com o Marítimo (1-0) na décima jornada, completando o primeiro terço do campeonato com o mesmo número de desaires da época transacta.
Um auto-golo do defesa portista Rolando, aos 30 minutos, chegou para dar o triunfo aos insulares, que nesta temporada já roubaram pontos ao Benfica, na Luz, e ao Sporting, em Alvalade.
O FC Porto atrasa-se na luta pelo título e, à décima jornada, já tem duas derrotas averbadas, ambas por 1-0, em Braga e no Funchal.
Na época 2008/09, os campeões nacionais em título contabilizaram a primeira derrota à sexta ronda, em casa, com o Leixões (3-2), depois de à sétima, com seis dias de intervalo, terem voltado a perder na visita à Naval 1.º de Maio (1-0).
No cômputo do último campeonato, os “dragões” somaram apenas três derrotas.
Com a derrota no Funchal, o FC Porto desperdiçou ainda a oportunidade de ultrapassar provisoriamente o Benfica, que joga segunda-feira com a Naval, e de se aproximarem do Sporting de Braga, que, sábado, sofreu a primeira derrota no campeonato, em Guimarães (1-0).
Os bracarenses ficam ainda assim na liderança do campeonato qualquer que seja o resultado do Benfica, mas os "encarnados" poderão igualar pontualmente a equipa de Domingos Paciência.