Parlamento vai contar com 68 mulheres

Data:

Mais cinco mulheres vão desempenhar funções no Parlamento na nova legislatura, em relação à composição final da anterior Assembleia da República, totalizando 68 eleitas, depois das primeiras eleições em que os partidos tiveram de cumprir a Lei da Paridade.

Das eleições legislativas de 27 de Setembro saíram 62 eleitas entre os 230 deputados, mas após a constituição do governo e substituições de deputados o número total de mulheres no Parlamento é, à data, de 68, quase 30 por cento do total de eleitos.

Os partidos tiveram de obedecer pela primeira vez à Lei da Paridade, que impõe a presença de pelo menos 33,3 por cento de cada um dos géneros nas listas de candidatura, que não podem ter mais de dois candidatos do mesmo sexo colocados consecutivamente.

As substituições de deputados ocorrem pela ordem sequencial das listas dos partidos, o que justifica as diferenças nas composições das bancadas que saíram das eleições e as que compõem agora o Parlamento.

Com a constituição do governo, a bancada do PS foi a que sofreu mais alterações: dos 96 eleitos, 33 são mulheres, mais cinco que o número apurado imediatamente após as eleições de 27 de Setembro.

O PSD, que elegeu 78 deputados, conta com 22 mulheres, mais uma que após as legislativas.

Os restantes partidos mantêm o número de deputadas que saiu das eleições: entre os 21 mandatos conquistados pelo CDS-PP, quatro são mulheres, enquanto o Bloco de Esquerda tem seis eleitas entre 16.

Dos 15 mandatos obtidos pela CDU, o PCP conta com duas deputadas e o Partido Ecologista Os Verdes com uma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.