Novas Oportunidades: Programa ultrapassou um milhão de inscrições no final de Outubro

Data:

O Programa Novas Oportunidades ultrapassou no final de Outubro um milhão de inscrições no eixo dos adultos, dos quais cerca de 320 mil já obtiveram um diploma, disse à Lusa o presidente da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ).

De acordo com Luís Capucha, durante o mês de Outubro inscreveram-se nesta iniciativa, que visa aumentar e certificar as qualificações de jovens e adultos, 36 700 adultos, o que eleva para cerca de um milhão e oito mil o número de inscrições registadas desde o seu lançamento, em Dezembro de 2005.

"A adesão de organizações à iniciativa, nomeadamente autarquias e empresas, tem sido um impulsionador muito forte da procura e do crescimento dos números. Esta ideia de que aprender compensa e de que a aprendizagem ao longo da vida é essencial está a fazer o seu caminho", afirmou Luís Capucha.

Segundo o presidente da ANQ, existem actualmente 456 centros Novas Oportunidades, mas até ao final do ano civil deverá estar concluído o concurso para a abertura de, "pelo menos", mais 44 centros, ultrapassando assim a meta dos 500.

O programa Novas Oportunidades tem como objectivo qualificar e certificar um milhão de adultos até ao final de 2010, mas até ao momento obtiveram um diploma 319 289 pessoas.

No entanto, Luís Capucha acredita que a meta definida pelo Governo será cumprida.

"Se considerarmos aqueles que estão ainda activos na iniciativa, um milhão e oito mil menos os 320 mil que já concluíram, e que os níveis de desistência são muito baixos, creio que a meta está perfeitamente ao alcance", afirmou.

O responsável assegurou ainda que "todos os mecanismos de controlo estão activos", com o intuito de garantir que o crescimento dos números "não se faz à custa da diminuição da qualidade".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.