Peça de autor português vence prêmio luso-brasileiro

Data:

A peça “Jardim Suspenso”, do português Abel Neves, venceu a terceira edição do Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva, no valor de 15 mil euros.
“A decisão de atribuição do prémio foi tomada, por maioria, com voto de qualidade, do presidente do júri português”, segundo uma nota enviada à imprensa pelo Instituto Camões e pela Funarte (Fundação Nacional de Arte – Brasil). Além do valor em dinheiro, a peça de Abel Neves será publicada em Portugal e no Brasil, países onde será também representada numa parceria estabelecida entre a Funarte, Direção-Geral das Artes e Teatro Nacional de D. Maria II.
O júri luso-brasileiro foi constituído, pelo lado português, pelos atores Carlos Paulo e Gonçalo Amorim, pelo roteirista João Paulo Cotrim e pelo crítico de teatro Rui Pina Coelho, enquanto os representantes brasileiros foram André Luiz Antunes Netto Carreira, Renato José Pecora, Cristina Sobral Correa Jesus e Tarciso de Souza Pereira.
O Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva incentiva a escrita dramática em todos os seus géneros e o aparecimento de novos dramaturgos de língua portuguesa, reforçando as parcerias de desenvolvimento e cooperação cultural entre Portugal e o Brasil. Abel Neves nasceu em Montalegre em 1956. Dramaturgo, poeta e romancista, com vasta obra em Portugal e muitas colaborações no estrangeiro, é autor de várias peças para teatro e de textos para televisão.
Publicou o seu primeiro romance, «Corações Piegas», em 1996, seguido de «Asas para que vos quero» (1997). Em 1998 publica o livro de poesia «Eis o Amor a Fome e a Morte» e em 2002 um volume de ensaios, «Algures entre a resposta e a interrogação».

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.