Brasil: Portugueses querem oferecer busto de Camões a Fortaleza

Data:

A comunidade portuguesa em Fortaleza, capital do Estado do Ceará, no nordeste do Brasil, foi «convocada» a empenhar-se no projecto lançado por um jornalista português com o apoio das instituições lusas: erguer um monumento ao poeta Luiz de Camões que será oferecido à cidade.
Graciano Coutinho lançou o desafio durante a emissão do «Portugal sem Passaporte», um programa de rádio que apresenta aos domingos na rádio FM-Tropical e recebeu a “aceitação imedidata” dos dirigentes dos meios associativo lusos de Fortaleza.
“Queremos oferecê-lo, em nome das instituições luso-brasileiras, a Fortaleza, que deu à principal praça da cidade o nome de Portugal”, explicou o radialista a O Emigrante/Mundo Português.
O monumento deverá ser colocado exactamente na Praça Portugal, uma zona verde implantada no centro da capital, na confluência de quatro ruas, e dominada por um outro monumento que tem ao centro a esfera anilar.
Graciano Coutinho sublinha que o monumento com o busto de Luiz de Camões será edificado em nome de todas as instituições lusas, num projecto que conta com o apoio do vice-cônsul de Portugal, Francisco Brandão. O primeiro passo será a criação da comissão oficial, que deverá ser formalizada esta semana e irá integrar, entre outros, os presidentes da Câmara de Comércio Brasil-Portugal no Ceará, Jorge Duarte, da Beneficência Portuguesa de Fortaleza, António de Pinho, e da Academia do bacalhau, José António Nogueira e também o idealizador do monumento.
O primeiro acto da comissão deverá ser uma audiência com deputados da Assembleia Municipal de Fortaleza para a apresentação do projecto e formalização do pedido de cedência de um espaço na Praça Portugal.
A escolha do escultor do busto de Camões e a angariação de fundos para a construção do monumento e são os passos seguintes, mas Graciano Coutinho está confiante. “A comunidade portuguesa é muito unida e vai ajudar”, afirma. O monumento deverá ser inaugurado no âmbito das comemorações do 10 de Junho do próximo ano, numa “homenagem da comunidade portuguesa à cidade” que a acolheu, sublinhou Graciano Coutinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.