Maria da Conceição Ramos: É a portuguesa mais influente em todo o mundo empresarial

Data:

Chama-se Maria da Conceição Ramos, é a actual directora-executiva do grupo bancário sul-africano ABSA, e foi considerada nona mulher mais influente em todo o mundo empresarial, pela revista «Fortune». Nascida em Lisboa, Maria Ramos emigrou com os pais para a região de Joanesburgo quando era ainda criança e cresceu na cidade industrial de Vereeniging.

Maria da Conceição Ramos formou-se em economia na Universidade de Witwatersrand, juntando-se ao Congresso Nacional Africano (ANC, no poder) nos finais da década de 1980. Viria a concluir um mestrado na Universidade de Londres antes de ocupar, após as primeiras eleições multirraciais da África do Sul de 1994, o cargo de directora-geral do Tesouro no primeiro Governo de Nelson Mandela.
A luso-sul-africana ocupou vários cargos no Ministério das Finanças, com destaque para o de directora-geral adjunta do Planeamento, vindo em 2004 a deixar o Ministério das Finanças sob nomeação governamental para chefiar a empresa pública dos portos e caminhos-de-ferro Transnet.
Sob a sua liderança, a Transnet transformou, com recurso a um plano de reestruturação e separação do grupo em várias empresas autónomas e investimentos em áreas críticas, um passivo de 6,3 mil milhões de randes (572 milhões de euros), em 2004, num lucro operacional de 4,3 mil milhões de randes (390 milhões de euros) em 2008, o que granjeou à sua directora-executiva o aplauso generalizado de todos os sectores da economia sul-africana.
Maria Ramos, que é casada com o antigo ministro das Finanças e actual Ministro na Presidência responsável pela Comissão de Planeamento Económico, Trevor Manuel, é desde 1 de Março deste ano directora-executiva do grupo bancário ABSA, um dos maiores da África do Sul e que é detido maioritariamente pelos ingleses do Barclays.
A sua competência é reconhecida dentro e fora da África do Sul.
Entre muitas outras distinções, conquistou este ano, em Londres, o galardão «Outstanding Business Woman of The Year» (Proeminente Empresária do Ano).
Em 2001 foi considerada «Empresária do Ano» na África do Sul e em 2005 recebeu o título de«Líder do Ano», atribuído pelo jornal Sunday Times.
Maria Ramos, que é também membro do comité executivo do painel de consulta de economistas-chefes do Banco Mundial, ocupava a 22ª posição na lista das «50 mais poderosas mulheres» da Fortune no ano passado, depois de ocupar a 14ª posição em 2007 e a 16ª em 2006.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.