O secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, disse hoje que os dois doentes infectados com gripe A (H1N1) internados no Hospital de São João, no Porto, "correm risco de vida".
O governante frisou que os dois doentes com gripe A internados em estado grave no Hospital de São João estão "estáveis", mas com "prognóstico clínico reservado" e, por isso, "correm risco de vida".
"O prognóstico clínico reservado quer dizer que se trata de uma situação a respeito da qual os médicos estão ainda preocupados com a possível evolução, embora estejam a ser tratados com recurso a todas as modernas técnicas da medicina", sublinhou Manuel Pizarro, depois de inaugurar o Laboratório de Saúde Pública de Évora.
O agravamento do estado clínico de dois doentes com gripe A foi divulgado hoje, de madrugada, pelo Ministério da Saúde. "A situação está estável em relação à informação que divulgámos" na madrugada de hoje, "embora se trate, de facto, de dois doentes que mantêm prognóstico reservado", insistiu Manuel Pizarro.
O secretário de Estado confirmou, na visita a Évora, que os doentes são um homem – "já de certa idade", com "uma doença crónica que está descompensada pela infecção gripal" – e uma mulher – "que tem um caso de pneumonia, com insuficiências respiratórias".
Os doentes estão a ser acompanhados pelos médicos da unidade hospitalar com as "medidas adequadas" aos seus casos específicos, "quer com terapêutica farmacológica, quer com meios tecnológicos de suporte das funções vitais, de modo a que se tenha a expectativa de que os doentes possam recuperar", sublinhou o governante.
Questionado sobre se estas são as únicas pessoas com gripe A ainda internadas em Portugal, Manuel Pizarro limitou-se a adiantar que, ao final da tarde de quinta-feira, havia mais "alguns doentes" internados.
"Mas com situação clínica muito mais simples e com a expectativa de que poderiam ter alta nas horas seguintes. É possível que alguns já tenham tido alta", sublinhou, referindo que o Ministério da Saúde actualizará hoje a informação.
Segundo o comunicado divulgado esta madrugada pelo Ministério da Saúde, estavam contabilizados em Portugal 445 casos de gripe A.