O avião da TAP que estava retido na Venezuela na sequência da detenção de três passageiros por alegado envolvimento em tráfico de droga, partiu de Caracas com 260 pessoas a bordo, revelaram à Agência Lusa fontes aeroportuárias.
"O avião partiu pelas 16:20 horas locais (21:50 em Lisboa), quase uma hora depois da hora prevista, com 260 pessoas a bordo, 248 passageiros e 12 tripulantes", indicaram as mesmas fontes.
Ainda segundo as mesmas fontes, a aeronave deverá chegar a Lisboa pelas 06:00 (hora portuguesa).
A Guarda Nacional deteve, domingo, três passageiros, entre eles um "homem de idade avançada", do voo TP130 que efectuaria a ligação entre Caracas e Lisboa porque foram apanhados na posse de droga.
Dois dos passageiros pretendiam transportar para Portugal vários dedilhes com substâncias estupefacientes no estômago e um outro, de cadeira de rodas, estava sentando numa almofada com 12 quilogramas de droga.
A detecção da droga levou a Guarda Nacional a solicitar o descarregamento de todas a bagagem que se encontrava no avião, para uma profunda inspecção que demorou várias horas e forçou a transportadora a adiar o voo para cumprir com o regulamento de descanso da tripulação.