Centenas de pessoas saudaram os reis de Espanha e o Presidente da República português no centro da cidade do Funchal, onde os monarcas tiveram oportunidade de visitar o Museu de Arte Sacra e a Sé.
Alguns minutos antes das 11:00, o rei Juan Carlos e a rainha Sofia chegaram à Praça do Município, onde os aguardavam o chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, entre outras entidades locais.
Da Praça do Município, a comitiva foi a pé até ao Museu de Arte Sacra, onde passaram largos minutos a apreciar a peças expostas.
Daí, e com uma apertada segurança a controlar todos os movimentos, os reis de Espanha seguiram até à Sé do Funchal, onde acabaram por receber o primeiro grande 'banho de multidão' desde que chegaram ao Funchal na quinta-feira ao final da tarde, para uma visita de três dias ao arquipélago, a convite do Presidente da República portuguesa.
Ao som de palmas e “vivas” ao rei, as comitivas desceram a pé pela Avenida Arriaga, até às viaturas que as aguardavam para seguir para o aeroporto, de onde vão partir em direcção a Porto Santo e onde termina a primeira visita dos reis de Espanha ao arquipélago da Madeira.