Legislativas: Paulo Pisco e Renato Leal encabeçam listas socialistas nos círculos da emigração

Data:

Paulo Pisco, pela Europa, e Renato Leal, por Fora da Europa, encabeçam as listas socialistas nos círculos da emigração, que incluem ainda candidatos da França, Alemanha, Suíça, Brasil, Macau e Venezuela.

Paulo Pisco, 48 anos, graduado em Estudos Europeus na Universidade Livre de Bruxelas, é director do Departamento Internacional e de Comunidades do Partido Socialista (PS).

Em 1999, foi eleito deputado pelo círculo da Europa na primeira e única eleição em que o Partido Socialista conquistou três dos quatro lugares de deputado nos círculos da emigração, tradicionalmente partilhados entre socialistas e social-democratas.

Paulo Pisco foi o 115.º deputado eleito pelo PS, então liderado por António Guterres, que ficou assim com o mesmo número de deputados que o conjunto dos partidos da oposição.

Segue-se Lurdes Rodrigues, residente em Paris e actualmente a desempenhar funções na missão da OCDE.

Aos lugares de suplentes, candidatam-se a socióloga Dora Mourinho, da Alemanha, e o dirigente sindical residente na Suíça Carlos Ferreira.

A lista do PS pelo Círculo Fora da Europa é encabeçada pelo actual deputado eleito pelos Açores, Renato Leal, 56 anos, professor reformado.

Deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores entre 1998 e 2005, Renato Leal foi ainda presidente da Câmara Municipal da Horta.

O empresário e membro do Conselho das Comunidades em Santos, Brasil, José Duarte ocupa o segundo lugar da lista por fora da Europa, onde os socialistas nunca conseguiram eleger dois deputados.

Aos lugares de suplentes concorrem Maria das Dores Faria, que reside na Venezuela, e o jornalista José Rocha Diniz, de Macau.

Paulo Pisco, que coordenou a escolha dos candidatos nos círculos da Emigração, disse à Agência Lusa que a elaboração das listas teve em conta "a representatividade dos países e das secções do PS no estrangeiro em termos eleitorais e a necessidade de uma boa cobertura e abrangência em termos geográficos no que respeita à localização das comunidades portuguesas".

O responsável socialista adiantou que, durante a campanha, os candidatos irão colocar a tónica na acção "reformista" do Governo em termos nacionais e das comunidades, apoiados num programa eleitoral que, segundo afirmou, "pretende dar uma nova dimensão às políticas para as comunidades portuguesas, valorizando mais a sua estrutura governativa".

As eleições legislativas realizam-se a 27 de Setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.