PR: Cavaco Silva teve em Viena “encontro de amizade”

Data:

O Presidente da República, Cavaco Silva, iniciou hoje a sua visita oficial à Áustria com o que designou de “encontro de amizade” com austríacos que no pós-II Guerra Mundial, quando eram crianças, foram acolhidos em Portugal.

Cavaco Silva encontrou-se com algumas dessas “crianças austríacas”, como são chamadas, e outros membros da Sociedade Austro-Portuguesa, numa sala de um hotel de Viena, cidade onde chegou a meio da tarde de hoje.

Num discurso perante as cerca de 60 pessoas presentes, o Presidente da República enalteceu o acolhimento de crianças austríacas por famílias portuguesas – mais de cinco mil, no total – entre o final da década de 40 e o início da década de 50 do século XX.

“Foi uma expressão de solidariedade de Portugal em relação a um país que sofria os horrores da invasão nazi”, afirmou.

Cavaco Silva considerou que “era difícil encontrar uma expressão mais forte da amizade entre Portugal e a Áustria do que a Sociedade Austro-Portuguesa e este grupo de austríacos que conviveram durante alguns anos com famílias portuguesas”.

O Presidente da República referiu depois que a amizade entre os dois países “já vinha dos tempos passados, quando princesas portuguesas foram rainhas na Áustria e princesas austríacas ocuparam o trono de Portugal”.

“Por isso eu digo que esta minha visita oficial começa com um sinal muito forte da ligação entre os nossos dois países”, concluiu Cavaco Silva, agradecendo aos presentes por terem aceite o convite “para este encontro de amizade”.

Tendo a mulher, Maria Cavaco Silva, ao seu lado, o Presidente da República contou que o seu primeiro contacto com a Áustria aconteceu através das crianças acolhidas em Boliqueime.

“E recordo-me precisamente de os meus pais me dizerem: aquelas são crianças austríacas que, devido aos horrores da guerra, através da Cáritas, vieram para Portugal. Lembro-me perfeitamente desse tempo em que muito se falava em Portugal das crianças austríacas”, afirmou.

Cavaco Silva manifestou-se emocionado por encontrar “pessoas que, ao fim de 60 anos, entendem e conseguem falar algumas palavras de português”, sendo uma delas Christine Vranitzky, mulher do ex-chanceler austríaco Franz Vranitzky – casal com quem o Presidente da República e a sua mulher vão hoje jantar em privado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.