Gripe A (H1N1): Dois novos casos na Madeira, números sobem para 161

Data:

Uma menina de 10 anos e um rapaz de 25, ambos lusodescendentes, que chegaram à Madeira para passar férias oriundos do Reino Unido, são mais dois casos confirmados de gripe A (H1N1) na Região Autónoma.

Na Madeira, foram registados até ao momento três casos de infecção.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Instituto da Administração de Saúde e Assuntos Sociais, Maurício Melim, garantiu que “a criança e o adulto estão bem e já nem estão internados no Hospital dos Marmeleiros”, uma das unidades de saúde do Funchal onde existe a valência de doenças infecciosas.

Maurício Melim adiantou que estes dois casos são pessoas que viajaram na passada semana para a Madeira e “recorreram ao serviço de saúde evidenciando um forte padrão epidemiológico”. “Foi recolhido material que foi enviado para o Instituto Nacional Ricardo Jorge, em Lisboa, que confirmou tratar-se de casos de Gripe A H1N1-2009”, acrescentou.

O balanço divulgado terça-feira pela Direcção-Geral da Saúde registava 161 casos confirmados de gripe A (H1N1) em Portugal desde Maio.

Os Hospitais Curry Cabral e Dona Estefânia, em Lisboa, os Hospitais de São João e de Santo António, no Porto, os Hospitais da Universidade de Coimbra, o Hospital de Vila Real, o Pediátrico de Coimbra e o Hospital de Faro são actualmente considerados locais de referência para a Gripe A H1N1.

Em caso de suspeita de infecção pelo vírus H1N1, os cidadãos devem contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) em vez de se deslocar a um hospital ou centro de saúde, a fim de evitar o contágio. Como medidas de precaução, recomenda-se a lavagem frequente das mãos e protecção da boca e do nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel que deverá ser deitado fora de imediato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.