O Benfica sofreu a primeira derrota da pré-temporada, ao ser batido pelo Atlético de Madrid por 2-1, no encontro de apresentação da equipa de futebol aos adeptos, no Estádio da Luz.
No jogo que marcou o regresso de Reyes e, sobretudo, de Simão Sabrosa à Luz, o Atlético de Madrid adiantou-se no marcador aos 11 minutos, por Raul Garcia, mas o Benfica empatou nove minutos depois, por Cardozo, antes de Forlan fazer o resultado final, na marcação de uma grande penalidade, no final da primeira parte.
Esta foi a primeira derrota do Benfica na pré-temporada, depois do empate com o Sion (2-2) e as vitórias sobre Shakhtar Donetsk (2-0), Athletic de Bilbau (2-1) e Olhanense (2-1).
O novo treinador do Benfica, Jorge Jesus, apresentou apenas duas caras novas no seu primeiro “onze” no Estádio da Luz, o avançado argentino Javier Saviola e o lateral esquerdo romeno Lazslo Sepsi, que esteve emprestado ao Racing Santander.
O Benfica entrou em campo com algumas dificuldades de marcação e de construção de jogo e acabou por sofrer o primeiro golo, aos 11 minutos, num lance em que Raul Garcia surgiu solto fora da área e rematou colocado, após um passe de Simão Sabrosa.
Os “encarnados” reagiram e acabaram por igualar a partida, nove minutos depois, com Saviola, isolado por Di Maria, a oferecer o golo a Cardozo.
Com o empate, o Benfica passou a dominar o encontro e Miguel Vítor, por duas vezes, e Saviola tiveram boas oportunidades, mas atiraram para fora.
Acabaria por ser o Atlético de Madrid a chegar ao intervalo em vantagem, graças a um golo de Forlan, na marcação de uma grande penalidade, a punir uma falta – muito contestada pelos “encarnados” – de Miguel Vítor sobre Kun Aguero, após uma excelente jogada individual do argentino.
As constantes alterações foram reduzindo o ritmo da partida e, embora tivesse mais posse de bola, o Benfica não conseguiu criar grandes oportunidades de golo.
Os “encarnados” estiveram perto do golo, primeiro num cabeceamento de Cardozo, aos 52 minutos, por cima, e depois, também de cabeça, pelo recém-entrado Mantorras, que obrigou Asenjo a boa intervenção.
Já em período de descontos, Fábio Coentrão também ameaçou o empate, mas o remate de longe saiu ao lado.