Timor-Leste: Morreu Manuel Carrascalão, um dos rostos da independência do país

Data:

O político timorense Manuel Carrascalão morreu este sábado aos 78 anos no hospital Guido Valadares, em Díli, vítima de complicações de saúde na sequência de uma embolia cerebral, disse à agência Lusa fonte familiar.

"O meu irmão morreu hoje cerca das 14:30 de Lisboa no hospital Guido Valadares, em Díli, rodeado de familiares e amigos", disse à agência Lusa Gabriela Carrascalão, que se encontra em Portugal em trabalho e regressa domingo a Timor-Leste.

Manuel Carrascalão foi uma das principais figuras associadas ao processo de consulta popular em 30 de Agosto 1999, que conduziu o território à independência, após 27 anos de ocupação indonésia, e liderou, após a votação, o Conselho Nacional da Resistência Timorense (CNRT), a coligação independentista timorense, sucedendo a Xanana Gusmão.

O irmão mais velho da família Carrascalão estava doente há oito meses, quando sofreu uma embolia cerebral, segundo adiantou Gabriela Carrascalão.

Apesar de ter recuperado, há cerca de dois meses começaram a surgir complicações que ditaram a sua hospitalização desde essa data.

Gabriela Carrascalão disse à Lusa que a data das cerimónias fúnebres só será anunciada depois do regresso ao território de todos os familiares de Manuel Carrascalão.

Gabriela Carrascalão é assessora do Ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, Zacarias da Costa, e está em Lisboa a preparar a participação de Timor-Leste no conselho de ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realiza na próxima semana em Cabo Verde.

Um outro irmão, João Carrascalão, que é presidente do Comité Olímpico de Timor-Leste, chegou hoje a Lisboa, acompanhando a comitiva timorense que vai participar na segunda edição dos Jogos da Lusofonia.

Manuel Carrascalão tinha ainda filhos em Cabo Verde e nos Estados Unidos e só depois do seu regresso a Timor-Leste será decidida a data do funeral.

Em Abril de 1999, a sua residência em Díli foi cenário de um massacre executado por milícias pró-indonésias, que mataram o seu filho adolescente, "Manelito", e dezenas de civis que estavam refugiados na casa de Lecidere.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.