A investigação laboratorial realizada nas últimas 24 horas confirmou a existência de oito casos de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1), o que faz subir para 79 os casos confirmados em Portugal, informa o Ministério da Saúde.
Num comunicado disponível no Portal da Saúde, a tutela acrescenta que um dos novos casos diz respeito "a um menino de 1 ano, vindo de Palma de Maiorca, que está internado nos Hospitais da Universidade de Coimbra".
"Outro menino, de 7 anos, proveniente do México, está no Hospital de Angra do Heroísmo, Açores" e "uma mulher, de 19 anos, que veio da Califórnia, está no Hospital Curry Cabral", acrescenta a nota de imprensa.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, "três homens estão internados no Hospital de São João: um homem, de 27 anos, veio de Miami, outro homem, de 22 anos, vindo de Barcelona, e outro, de 29 anos, procedente de Palma de Maiorca".
Dois dos casos correspondem a transmissão secundária: uma mulher de 23 anos, que está no Hospital Curry Cabral, e um menino de 2 anos, que está no Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa.
Verificaram-se, em Portugal, desde o início de Maio, 79 casos confirmados de Gripe A (H1N1), embora a maioria dos doentes, já tratados, tenha retomado a sua vida, garante a tutela, esclarecendo que o aumento do número de casos importados e de transmissão secundária era já previsível pelas autoridades de saúde pública, tendo em conta a evolução natural da epidemia.
O Ministério da Saúde assegura igualmente que está em curso a pré-reserva de vacinas para 30 por cento da população, e que, assim que a vacina for produzida, Portugal disporá da mesma "na quantidade necessária".
Entretanto, foi constituída uma rede de coordenação entre os laboratórios que fazem a identificação do vírus da gripe A (H1N1).
As análises, que eram realizadas apenas no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e nos laboratórios do Hospital Curry Cabral, passam agora, progressivamente, a ser efectuadas nos laboratórios do Hospital de São João, dos Hospitais da Universidade de Coimbra e no Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve Dr.ª Laura Ayres.