Gripe A (H1N1): Casos confirmados levam a encerramento de um externato em Lisboa e uma creche em Pon

Data:

Uma fonte oficial da Secretaria Regional da Saúde dos Açores confirmou à Agência Lusa o encerramento temporário da Creche Nossa Senhora do Livramento, em Ponta Delgada, depois de ter sido confirmada a infecção com o vírus da Gripe A (H1N1) de uma das crianças que frequentam aquele espaço.

Esta informação foi divulgada poucas horas depois da notícia do encerramento, pelo período de duas semanas, do Externato das Pedralvas, em Benfica, Lisboa, devido a cinco casos confirmados de Gripe A. 

Um dos casos é uma criança de dois anos regressada do México, tendo sido os restantes casos de transmissão secundária – dois meninos de dois anos, uma menina de dois e outra de quatro, refere um comunicado do Ministério da Saúde, que alerta para o facto das crianças estarem “clinicamente bem” e a fazerem a fazer tratamento em casa, “por decisão da equipa médica do Hospital D. Estefânia”.

Uma equipa de médicos e enfermeiros esteve na escola a prestar informações, a efectuar aconselhamento e a responder individualmente a todas as questões dos pais e profissionais do estabelecimento de ensino.

“As crianças e os profissionais da escola farão tratamento preventivo com anti-viral. A primeira dose é administrada na escola, ainda hoje”, esclarece ainda a nota do Ministério da Saúde, acrescentando que durante estas duas semanas, as crianças e os seus familiares serão acompanhados através de contacto diário, por médicos da Direcção-Geral de Saúde.

O Ministério da Saúde destaca que não há “qualquer razão para alarme, mas sim para uma atenção redobrada” porque “a resposta à situação foi dada conforme o que está previsto no plano de contingência” e recomenda a toda a comunidade – famílias, escolas, empresas – a adopção de comportamentos que dificultem a transmissão da infecção.

A lavagem frequente das mãos, a protecção da boca e do nariz ao tossir ou espirrar, sempre que possível com lenços de papel que não devem ser reutilizados, para evitar a rápida propagação do vírus, são cuidados recomendados pelo Ministério.

Em caso de sintomas de gripe, independentemente de terem viajado para fora do país, os cidadãos deverão contactar de imediato a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e seguir as indicações dos profissionais de saúde. Esta deve ser a primeira medida a tomar antes de se dirigirem a um serviço de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.