O Ministério da Saúde anunciou a existência de mais um caso confirmado de infecção pelo vírus da gripe A (H1N1), subindo assim para 42 o número total de pessoas infectadas em Portugal.
Segundo uma nota do gabinete da ministra Ana Jorge, trata-se de um menino de dois anos, proveniente do México, que se encontra internado no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.
Desde o ínicio de Maio, verificaram-se em Portugal 42 casos confirmados de Gripe A, resultando dois deles de transmissão secundária, conhecidos sábado.
O Ministério da Saúde reitera que "o surgimento de casos de transmissão secundária era esperado pelas autoridades de saúde pública, tendo em conta a evolução natural da epidemia e o aumento do número de casos importados".
"O Ministério da Saúde mantém as medidas de prevenção já tomadas, que têm como objectivo a imediata localização e contenção dos casos", lê-se na mesma nota.
Em pouco mais de uma semana, o número de casos confirmados de Gripe A subiu de nove para 42.
No entanto, em conferência de imprensa realizada sábado, Ana Jorge garantiu que não há motivos para "alarme", mas apenas para "alerta".