Papa nomeia Arcebispo português como Secretário da Congregação para os Bispos

Data:

O Papa Bento XVI nomeou o Arcebispo português Manuel Monteiro de Castro, anos, como novo Secretário da Congregação para os Bispos, na Cúria Romana, noticiou hoje a Agência Ecclesia.

O prelado, de 71, é natural de Santa Eufémia, freguesia do concelho de Guimarães, e desempenhava desde 2000 o cargo de Núncio Apostólico em Espanha e Andorra.

Com uma história que remonta a 1588, a Congregação ocupa-se das matérias que se referem «à constituição e à provisão das Igrejas particulares», ao exercício missão de cada Bispo na Igreja Latina, bem como à constituição das Conferências Episcopais e à revisão dos seus estatutos. É também seu dever a instituição dos Ordinariatos Castrenses, para o cuidado pastoral dos militares.

D. Manuel Monteiro de Castro tem uma longa experiência diplomática ao serviço da Santa Sé, que já o fez passar por países como Panamá, a Guatemala, o Vietname, a Austrália, o México, a Bélgica Trinidad e Tobago ou África do Sul, a Namíbia, a Suazilândia ou o Lesoto.

Arcebispo titular de Benavento desde 1985, é doutorado em Direito Canónico. Deixou Portugal há mais de trinta anos, embora mantenha uma relação próxima com o nosso país.

Em 2007 foi nomeado pelo Papa como observador permanente do Vaticano para a Organização Mundial do Turismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.