O Ministério da Saúde informou que duas crianças estão infectadas com o vírus da Gripe A (H1N1), elevando para 20 o número de casos confirmados em Portugal.
Um dos casos é um menino de nove anos, regressado de Palma de Maiorca e que está internado no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.
O outro é uma menina de três anos, vinda do Canadá, que se encontra internada no Hospital de Angra do Heroísmo, nos Açores, refere o Ministério da Saúde (MS) em comunicado publicado no Portal da Saúde.
Portugal tem, neste momento, 20 casos confirmados laboratorialmente de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1), todos eles importados, e vários casos em investigação, cujos resultados deverão ser conhecidos hoje durante o dia.
"A totalidade dos casos registados desde o início de Maio alerta para o reforço das medidas de prevenção já tomadas e que têm como objectivo a imediata localização e contenção dos casos", salienta o MS.
Adianta ainda que, tendo em conta a situação mundial, a possibilidade de aparecimento, em Portugal, de mais casos positivos para o novo vírus da gripe é uma realidade para a qual o país está preparada.
"O Ministério da Saúde tomará as medidas previstas no Plano de Contingência que venham a revelar-se necessárias em cada momento e garante que as autoridades de saúde monitorizam permanentemente o evoluir da situação", sublinha o comunicado.
Tendo em conta o crescente número de casos suspeitos que diariamente são investigados, o Ministério da Saúde decidiu comunicar, a partir de agora, apenas aqueles cujos resultados se revelem positivos
A passagem à fase 6 do alerta de pandemia, decidida pela Organização Mundial de Saúde, deve-se à facilidade e velocidade de propagação do vírus a nível mundial.
O MS relembra, mais uma vez, que perante sintomas sugestivos de gripe, de contacto com doentes confirmados ou viagens para fora do país, os cidadãos devem contactar a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e seguir as recomendações feitas pelos profissionais de saúde.
Em caso de suspeita de infecção pelo vírus da Gripe A, o contacto inicial com a Linha de Saúde 24 garante ao utente o transporte imediato pelo INEM para um dos hospitais de referência em condições que salvaguardam a sua saúde e a das pessoas que com ele contactam, diminuindo o risco de contágio da infecção.
O Ministério da Saúde reforça, entre outras recomendações, a importância da lavagem frequente das mãos, da protecção da boca e do nariz ao tossir ou espirrar, sempre que possível com lenços de papel que não devem ser reutilizados, para evitar a rápida propagação do vírus.
Os últimos dados revelados pela OMS na segunda-feira, no seu "site" na Internet, apontavam para 77 201 pessoas contaminadas em 120 países e territórios e 332 mortos devido à nova estirpe da gripe.