Um novo doente com gripe A (H1N1) foi confirmado em Portugal, elevando para 18 o número de infectados no País, informou o Ministério da Saúde, assinalando que se trata de pacientes que contraíram o vírus no estrangeiro.
O novo caso confirmado hoje à tarde por análise laboratorial é o de um homem, de 36 anos, que regressou de Palma de Maiorca, nas ilhas espanholas Baleares, refere a tutela em comunicado disponível no portal da Direcção-Geral da Saúde.
O doente, que se encontra internado no Hospital de São João, no Porto, e "apresenta um estado clínico estável", era um dos cinco casos em investigação laboratorial hoje à tarde, adianta a nota, ressalvando que, neste momento, apenas uma infecção suspeita está em análise.
Todos os casos de gripe A confirmados em Portugal, que se elevam agora a 18, são "importados", ou seja, referem-se a pessoas que contraíram o vírus H1N1 fora do País.
Ao princípio da tarde de hoje, a ministra da Saúde, Ana Jorge, anunciara quatro novos casos gripais em Portugal, somando para 17 o número total de infectados no País.
Os quatro doentes, três homens entre os 21 e os 30 anos e uma mulher de 75 anos, tinham viajado para o Reino Unido, Palma de Maiorca, Valência (Espanha) e Irlanda.
Apesar do aumento de casos diagnosticados em Portugal, o Ministério da Saúde considera que "a realidade nacional está ainda longe de uma situação de pandemia".
A tutela relembra o contacto da Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) em caso de sintomas gripais suspeitos e recomenda, como prevenção, a lavagem frequente das mãos e a protecção da boca e do nariz ao tossir ou ao espirrar, sempre que possível com lenços de papel que não devem ser novamente utilizados.