Património: UNESCO preocupada com situação em Sintra

Data:

A UNESCO está preocupada com a gestão do património em Sintra, e a falta de conservação de parques e palácios da região, pelo que pede a Portugal um relatório sobre a conversação da zona.

Essas são algumas das principais preocupações sobre a situação do património em Sinta analisadas pelos membros do Comité do Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) durante uma reunião realizada hoje em Sevilha, Espanha. Fontes do comité explicaram à Agência Lusa que o caso de Sintra foi um de cerca de meia centena de casos europeus analisados na reunião.

As preocupações do comité centram-se, segundo essas fontes, na “falta de um plano alargado de gestão, falta de conservação de parques e palácio e rápida penetração de desenvolvimento urbano e de infra-estruturas”. “Pressão turística” e a “falta de coordenação institucional” são outras das preocupações do comité relativamente a Sintra, classificada Património Mundial pela UNESCO.

Neste sentido, o comité “encoraja Portugal” a estabelecer um comité para “adequadamente reforçar a coordenação e garantir decisões mais coordenadas entre os relevantes intervenientes no território”. Portugal deve ainda definir um “plano de gestão integrado e alargado para a zona” que “defina claramente o papel dos vários intervenientes”, as “medidas de conservação e o desenvolvimento de objectivos para a gestão do património” e “os recursos financeiros apropriados”.

“O Comité solicita ainda a Portugal que convide uma missão conjunta do World Heritage Centre/ICOMOS/IUCN para adequadamente avaliar o estado de conservação do património” da zona de Sintra, refere o documento do comité.

Portugal terá ainda que submeter ao Comité de Património Mundial, até 1 de Fevereiro de 2010, um relatório “sobre o estado de conservação do património”, que será depois examinado na reunião do Comité em 2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.