Gripe A H1N1: Dois novos casos em Portugal

Data:

O Ministério da Saúde revelou que existem dois novos casos de gripe A H1N1 em Portugal, elevando para 11 o total de pessoas infectadas com o novo vírus no país.

"Nas últimas horas estiveram em investigação cinco casos, tendo dois sido positivos para o vírus da Gripe A (H1N1)", informa o Ministério da Saúde (MS) numa nota divulgada esta tarde no seu sítio na Internet.

Trata-se de um homem de 25 anos e de uma mulher de 26, regressados há poucos dias de Palma de Maiora (Espanha), que estão internados nos Hospitais da Universidade de Coimbra e no Hospital de São João, Porto, respectivamente. "O estado clínico de ambos é estável", segundo o MS.

"Neste momento, não há casos em investigação laboratorial", acrescenta o mesmo texto.

"A existência de onze casos [da nova variante da gripe em Portugal] não representa uma preocupação acrescida. Tal não significa atenuar as medidas de prevenção já tomadas e que têm como objectivo a imediata localização e contenção dos casos", acrescenta o MS.

O Governo sublinha ainda que "a passagem à fase 6 do alerta de pandemia, decidida pela Organização Mundial de Saúde, deve-se à facilidade e velocidade de propagação do vírus a nível mundial e não à sua gravidade clínica", acrescentando que "a realidade nacional está ainda longe de uma situação de pandemia".

O Ministério da Saúde reitera que "perante sintomas sugestivos de gripe, de contacto com doentes confirmados ou deslocação a áreas afectadas, os cidadãos devem contactar a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e seguir as recomendações feitas pelos profissionais de saúde" antes "de se dirigirem a um serviço de saúde".

O vírus H1N1 da gripe A já infectou 59 814 pessoas e matou 263 em 113 países e territórios, segundo o balanço da pandemia publicado sexta-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.