O avançado argentino Javier Saviola, novo reforço do Benfica, vai reencontrar no Estádio da Luz o compatriota Pablo Aimar, com quem formou uma dupla "temível" no River Plate e "dominou" o futebol argentino no final dos anos 90.
Depois de uma temporada em que foi pouco utilizado no Real Madrid, aos 27 anos, o "coelho", como é conhecido na Argentina, ingressa no clube de Luz após ter representado o "colosso" FC Barcelona e com passagens ainda pelo AS Mónaco e Sevilha (onde conquistou uma Taça UEFA).
Com apenas 16 anos, o agora jogador dos "encarnados" conquistou um lugar no "onze" do River Plate e, juntamente com Pablo Aimar, formou uma das duplas mais populares do futebol sul-americano, que culminou com a conquista dos Torneios de Abertura (1999) e Encerramento (2000), somando 44 golos em três épocas.
Após ter sido considerado um dos melhores jogadores do Mundial sub-20, em 2001, Javier Saviola foi contratado pelo FC Barcelona (custou na altura 36 milhões de euros) e manteve-se na Catalunha durante três temporadas, marcando um total de 60 golos, mas acabou por ser emprestado ao AS Mónaco em 2004/05.
Na época seguinte, Saviola, que mede apenas 1,68 metros, voltou a não fazer parte dos planos do "Barça" e rumou a Sevilha, onde conquistou a Taça UEFA, o seu único título europeu, terminando como um dos melhores marcadores da prova, com cinco tentos.
Em 2006/07, o "coelho" ficou no plantel principal do FC Barcelona, mas teve grandes dificuldades em conquistar um lugar na equipa titular, acabando por efectuar 18 jogos em toda a temporada.
Após ter terminado a sua ligação contratual com o clube catalão, Saviola assinou pelo "rival" Real Madrid, mas, apesar de se ter sagrado campeão, vestiu a camisola "merengue" em apenas 28 ocasiões nas duas temporadas em que esteve na capital espanhola.
Apesar de estar há algum tempo fora das escolhas da selecção argentina, o avançado já representou a formação das Pampas por 44 vezes e tem 12 golos marcados.
Javier Saviola foi hoje confirmado como reforço do Benfica para as próximas três temporadas, com mais uma de opção, e a sua transferência vai custar cinco milhões de euros ao clube da Luz.