Maestro e compositor José Calvário faleceu aos 58 anos

Data:

O maestro e compositor José Calvário faleceu aos 58 anos. Autor de «E Depois do Adeus» tinha sofrido um enfarte há vários meses e encontrava-se em estado vegetativo desde então.

O maestro e compositor José Calvário morreu no passado dia 17 de Junho em Oeiras, depois de ter sofrido um enfarte que o deixou em estado vegetativo.
José Calvário nasceu no Porto em 1951 e tinha apenas seis anos quando deu o seu primeiro recital, no Conservatório de Música daquela cidade. Não muito tempo depois, com 10 anos, deu o primeiro concerto com a orquestra Sinfónica do Porto, dirigida pelo maestro Silva Pereira. Depois do Porto, rumou à Suíça, onde os pais queriam que se formasse em Economia. Calvário aceita o convite de colegas estudantes e integra uma orquestra de jazz. Em 1971 está em Lisboa e um dia lê um anúncio do Festival da Canção. Decide concorrer  e a sua vida muda. Logo no ano seguinte, com José Niza, representa Portugal na Eurovisão e o resultado é assinalável. A canção portuguesa consegue então uma das melhores classificações de sempre. Regressará ao Festival a canção «E depois do adeus», que algum tempo depois seria uma das canções-chave do 25 de Abril. Regressa à Suíça mas Portugal volta a impor-lhe o seu apelo. «Saudades», um álbum de 1985, gravado com a Orquestra Sinfónica de Londres, é um sucesso de vendas. Calvário é já então um maestro e compositor conceituado em vários estúdios internacionais.  Nos anos seguintes, a internacionalização prossegue e Calvário recebe, de vários quadrantes, convites para dirigir orquestras, gravar, compor. Será um dos maestros mais respeitados de todos os tempos.

Cavaco Silva lamenta

O Presidente da República Cavaco Silva manisfestou o seu pesar pelo desaparecimento de José Calvário. “Foi um compositor e director de orquestra que marcou de forma decisiva o mundo da música popular portuguesa nas últimas décadas. Muitas das suas criações foram êxitos, tanto na rádio como na televisão, e vão com certeza perdurar na memória de muitos de nós” pode ler-se na mensagem de condolências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.