Bragança recebe espólio do professor Adriano Moreira

Data:

O presidente da República, Cavaco Silva, homenageou o professor Adriano Moreira, na cidade fronteiriça de Bragança, onde “viajou” por terras espanholas sem sair do país. Cavaco Silva viajou, em Bragança, entre as cidades espanholas de Leon e Zamora, nome de baptismo de duas avenidas, uma das quais (Leon) inaugurada  pelo presidente da República. No topo da nova avenida fez outra inauguração de um exemplo das tradições e cultura comuns entre os dois lados da fronteira personificas nas esculturas de dois caretos com dois metros de altura.
O monumento aos tradicionais mascarados de Bragança e Zamora são da autoria de Manuel Barroco e estão ladeados por exemplares das máscaras típicas das duas regiões, que estudam a possibilidade de candidatar estes espólio comum a Património da Humanidade. Cavaco Silva referiu-se depois à “pátria pequenina que é Trás-os-Montes de vida austera, que produz homens de porte agreste e alma sensível, onde nasceram, ao longo dos séculos, portugueses que interpretam, como poucos, o sentido de dever e da honra”.
Um desses portugueses é Adriano Moreira, homenageado e citado pelo presidente da República na “pátria pequenina que é a aldeia de cada um” e na visão de como devem agir aqueles que são “responsáveis pela coisa pública”.
“Nas suas avisadas palavras, é absolutamente inadmissível que alguém, sobretudo quando é responsável pela coisa pública, perca o tempo dos outros, porque o tempo dos outros é o futuro de todos”, citou. Cavaco Silva agradeceu a Adriano Moreira pelo seu contributo nacional e pela “prova de devoção à terra dos seus antepassados” ao legar todo o seu espólio pessoal ao município de Bragança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.