BPN: Constâncio pede “punições exemplares” para servir de exemplo após oito horas de audição

Data:

O Governador do Banco de Portugal afirmou hoje que espera “punições exemplares” para os envolvidos nas fraudes cometidas no BPN, para servir de exemplo e evitar no futuro casos semelhantes, após cerca de oito horas de audição parlamentar.

“É muito importante que a punição seja exemplar. Será fundamental para não voltarmos a ter casos destes”, afirmou hoje Vítor Constâncio, à saída da sua segunda audição na Comissão de Inquérito ao Caso BPN e Supervisão Inerente.

O responsável afirmou ainda que “o caso BPN não é representativo de uma falha na supervisão”, defendendo que as fraudes de alto nível “são muito difíceis de descobrir”.

Vítor Constâncio reservou no final da sua audição perante os deputados o direito de responder ou comentar as conclusões da comissão de inquérito, por considerar que o Banco de Portugal não está a ser avaliado sob os padrões de supervisão internacionais, pelos quais se guia.

“Segui os trabalhos desta comissão enquanto eles foram públicos, estive no Parlamento na outra comissão ate às três da manhã, estive aqui duas vezes durante oito horas, e portanto, tiro a conclusão de que existe da parte de vários membros desta comissão uma ideia do que é ou deve ser a supervisão que não corresponde aos padrões internacionais que nos guiamos”, explicou na sua declaração final.

“O que me parece é que os trabalhos desta comissão não tiveram isso em conta. Não tiveram em conta quais os critérios para avaliar o trabalho da supervisão, os equívocos de que falava sobre o que é a supervisão permanecem nas intervenções, ou subjacentes, dos senhores deputados”, acrescentou, explicando que as “irregularidades e anomalias não são crimes e foram corrigidos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.