10 de Junho: 10 razões porque Portugal é o melhos país do mundo…

Data:

Para assinalar o dia 10 de Junho enumeramos nestas páginas dez características que fazem de Portugal o melhor país do Mundo. E a verdade é podiam ser cem ou mesmo mil razões mas para isso seriam preciso muitas edições. Por altura do Dia de Portugal, de Camões e das  Comunidades Portuguesas viaje connosco por Portugal. Porque é o nosso país e é a ele que queremos sempre voltar. E somos todos nós, mesmo espalhados por todo o mundo que fazemos de Portugal o mais bonito e acolhedor de todos os países…

1. GASTRONOMIA

É muito habitual ver os turistas encantados com a gastronomia portuguesa. Aliás, seria impossível que isso não acontecesse. Portugal tem na sua gastronomia uma riqueza e uma variedade que é impossível alguém ficar desiludido. Comer bem em Portugal é algo que não se consegue evitar. O mar é um dos pontos de vantagem face a outros países. Comer um simples peixe grelhado ou então um arroz de marisco é obrigatório. Mas se escolher por um prato de carne prepare-se pois pode ficar ainda mais viciado na gastronomia portuguesa. E a nossa sugestão vai para o célebre cozido à portuguesa. Se estiver mais a norte não pode ficar indiferente à feijoada à transmontana ou mesmo a umas tripas à moda do Porto. Cada região de Portugal tem vários pratos deliciosos e o difícil é mesmo escolher. Também não esquecemos as sopas. Nada como um caldo verde numa noite mais frio de inverno. E os vinhos? Quase não há palavras para descrever a variedade e a sua qualidade. É que temos vinhos em todo o país, e se o Porto tem fama nacional e internacional, os tintos do Douro, do Alentejo e tantos outros não ficam aquém e demonstram a grandeza de Portugal. Muito se podia escrever sobre a gastronomia portuguesa mas não podemos deixar de falar no azeite nacional. De grande qualidade, são poucos os cozinhados que não o integram e os portugueses são exímios e usá-lo na sua cozinha. O bacalhau é talvez o seu companheiro natural e são centenas as receitas que enriquecem a gastronomia lusa. Não podíamos deixar de fora os queijos. São todos deliciosos mas não podemos deixar de eleger o Queijo da Serra. Delicioso… Para o fim deixamos os doces porque não vivíamos sem os nossos doces tradicionais. Para não falar do tradicional pastel de nata acompanhado do nosso café português.

2. CULTURA

A riqueza cultural de Portugal manifesta-se através dos tipos de habitação, das manifestações religiosas, da gastronomia e do folclore ou até das calçadas tipicamente portuguesas e da azulejaria.  A literatura portuguesa é riquíssima e divide-se em poesia, prosa, filosofia e teatro.
Literatura, arquitectura, pintura, escultura, música, teatro, dança, cinema, moda, design… Há muito por onde escolher. Neste campo, sem deixar de enaltecer o crescimento cultural que Portugal tem vindo a desenvolver em todas as áreas, vamos destacar a música. Temos que começar no fado porque é talvez o género que mais demonstra o que é ser português. As casas de fado são um local obrigatório para quem visita Portugal
As melhores casas de fado encontram-se nos bairros típicos de Alfama, Mouraria, Bairro Alto e Madragoa. Mantém as características dos primórdios: o cantar com tristeza e com sentimento mágoas passadas e presentes. Mas também há quem cante uma história divertida ou prefira uma boa desgarrada.

3. INOVAÇÃO
Existem vários bons exemplos de inovação em Portugal. E neste campo temos a destacar os transportes públicos. Quem anda pela Europa fica com o sentimento claro que Portugal está muito bem servido de transportes e que sejam os comboios, os autocarros ou o metro funcionam muito bem. E isso é motivo de orgulho.
E quem anda de carro também não tem motivos de queixa. Portugal possui uma boa rede viária composta de Auto-estradas, Itinerários Principais, Itinerários Complementares, Estradas nacionais e Estradas Municipais. As portagens dispõem de uma Via Verde: um inovador sistema de teleportagem que permite fazer o pagamento por débito bancário, e que se destina apenas aos possuidores de um identificador de via verde, previamente adquirido na Brisa. Quem o tem não pára nas portagens e hoje já pode por exemplo utilizá-lo em vários parques de estacionamento ou para pôr gasolina sem ter que ir pagar à caixa.
A rede de transportes é muito abrangente. Serviços regulares de autocarros ligam todas as cidades, vilas e principais localidades de Portugal. Importante complemento dos transportes públicos tradicionais, o Metro circula nas cidades de Lisboa e do Porto.
A CP- Comboios de Portugal disponibiliza uma vasta rede de comboios que cobre todo o território continental português, assegurando também ligações internacionais como Vigo, Madrid e Paris.
A situação geográfica privilegiada de Portugal faz com que seja ponto de escala de muitas companhias aéreas estrangeiras nos aeroportos espalhados por todo o território  nacional (Lisboa, Porto, Faro, Funchal, Açores).

4. POVO
Há no povo português uma enorme capacidade de adaptação a todas as situações, ideias e seres, sem que isso implique perda de carácter e de força de vontade. Basta olhar para a sua história.
Uma constante da cultura portuguesa é o profundo sentimento humano, que assenta no temperamento afectivo, amoroso e bondoso. Para o Português o coração é a medida de todas as coisas.
Por isso não é de estranhar que um dos pontos que os estrangeiros enaltecem no povo português é a forma de receber.
Neste ponto é também de enaltecer os constantes elogios que as comunidades portuguesas em todo o mundo recebem dos países de acolhimento. O português é normalmente visto como alguém trabalhador, respeitador e que se torna uma mais valia para os países onde escolheu viver.

5. DESPORTO
Portugal é um país que vive e respira futebol. É tema de conversa diária e há em cada português um treinador de bancada. Os portugueses vivem com paixão a sua cor clubística e, apesar de algumas rivalidades mais acesas, convivem bem entre si. FC Porto, Sporting e Benfica são os clubes com mais adeptos mas a verdade é que os portugueses acompanham de perto os clubes das suas terras, o que fim-de-semana após fim-de-semana dá um colorido especial nas centenas de campos espalhados por todo o país.
Mas o momento especial, aquele que mais portugueses junta, é sem dúvida quando a selecção joga. Aí todos os portugueses se unem a uma só voz para puxar pelos seus jogadores. Prova disso foi o ambiente fantástico vivido durante o Euro 2004 onde os portugueses souberem fazer desse campeonato o melhor de sempre a nivel de organização. Quem o disse foi a própria UEFA. 
O Euro 2004 proporcionou também uma melhoria em vários estádios portugueses  o que permite que Portugal não fique atrás de nenhum país a nível de infra-estruturas. Exemplos disso são os estádios da Luz, do Dragão, de Alvalade, de Leiria, do Algarve e o sempre fantástico estádio de Braga que prima pela sua beleza arquitectónica.
Mas não é só o futebol que junta milhares de pessoas durante o ano. Destaque também para o ciclismo, com a a Volta a Portugal, deslumbrar. Os campos de golfe portugueses também têm encantado os aficionados que escolhem Portugal como destino pelas suas excelente condições para a prática da modalidade.

6. FESTAS
São muitas as festas portuguesas de norte a sul do país, sem nunca esquecer a Madeira e os Açores. Folhear o calendário festivo em Portugal e observar rituais, crenças e costumes.
É de destacar o esforço, a dedicação das pessoas envolvidas nestas festas, desde a organização, coreografia e confecção dos trajes típicos. Sempre que há uma festa Portugal fica ainda mais bonito…
Podíamos falar de centenas e centenas de festas mas destacamos a Festa da Flor na Madeira e que ocorre na Primavera quando as flores estão na sua forma mais bonita. É já há muitos anos um dos maiores atractivos tanto para os turistas como para os próprios madeirenses. Esta exuberante festa composta de carros alegóricos que desfilam no centro do Funchal dá outra cor à cidade. A Festa da Flor conta ainda com outras actividades onde se destaca a concepção de tapetes de flores nas ruas.

7. PAISAGENS
Algarve, Sintra, Cascais, Alentejo, Lisboa, Gerês, Viseu, Santa Maria da Feira, Porto, Madeira, Açores, Lamego, Tomar, Alcobaça, Óbidos, Douro, Mafra, Guimarães, Braga e muitos outros destinos fazem de Portugal um país que merece ser explorado. Se o objectivo é praia ou campo, se quer descansar no silêncio ou praticar surf, se quer assistir a grandes espectáculos de música ou simplesmente recordar os tempos antigos, então Portugal é o seu destino.
Não deixe de visitar também os vários locais considerados como património mundial pela Unesco em Portugal: Centro Histórico de Angra do Heroísmo, Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém,  Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo em Tomar Centro Histórico de Évora, Mosteiro de Alcobaça, Paisagem Cultural de Sintra, Centro Histórico do Porto, Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa, Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira, Centro Histórico de Guimarães, Região Vinhateira do Alto Douro e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico nos Açores.

8. PATRIMÓNIO
Portugal é uma mistura entre a inovação e os projectos modernos virados para o futuro mas sem nunca deixar para trás séculos de história que tanto orgulham os portugueses. Portugal é o país dos descobridores que em séculos passados descobriram novas terras, novas culturas. E hoje somos o reflexo disso e cujas façanhas deixaram marcas no nosso património. Não pode deixar de apreciar os belos exemplos de arquitectura manuelina ou as pinturas rupestres de Foz Côa que foram classificadas Património Mundial.
Uma das melhores formas de descobrir este Portugal antiga é instalando-se nas vária Pousadas de Portugal que de norte a sul do país mostram o Portugal histórico. Há pousadas que são antigos mosteiros, há outras que estão dentro de castelos….

9. CLIMA
Sendo um rectângulo à beira do Atlântico, Portugal goza de um clima privilegiado de grande influência marítima onde as amplitude térmicas não sendo muito elevadas, permitem a quem nos visita uma diversidade bem interessante.
Só Portugal tem pistas de neve a pouco mais de duas horas das melhores praias oceânicas de areia fina e dourada.
Apesar de pequeno em território o país permite a quem o visita boas e curiosas experiências. Dividido ao meio pelo maciço central do conjunto Montejunto-Estrela, o clima também ficou definitivamente dividido por este acidente geográfico, sendo fresco e húmido a norte e quente e seco a sul, mas sempre devidamente temperado variando as temperaturas ao ritmo das diferentes estações do ano.
Por tudo isto bem se pode dizer que o clima é sem dúvida nenhuma uma boa razão para que as pessoas se sintam bem em Portugal, tornando-se o destino ideal para a realização de grandes eventos, culturais, desportivos e sociais com que o país se tem distinguido nos últimos anos.

10. TURISMO RELIGIOSO
É vulgar ouvir dizer que Portugal é a capital mundial do barroco um estilo arquitectónico nascido do compromisso da arte com o sentimento religioso.
Por isso somos hoje um pais “polvilhado” da mais bela arte sacra no domínio do barroco e não só. Não há aldeia que não tenha a sua capela própria onde os retábulos pintados, a estatuária e a alvenaria como arte impressionam sempre quem os visita.
Nos cidades maiores os grandes templos impressionam o visitante pelas suas peças únicas de reconhecido valor e interesse mundial, para não falar das verdadeiras jóias arquitectónicas onde podemos encontrar exemplares únicos do Românico ao Gótico e ao próprio Renascentismo que no nosso país teve uma expressão original e única.
Para além da arquitectura o fenómenos religioso em Portugal funde-se também no elemento humano e por isso somos o povo das grandes manifestações de fé, Fátima, Sameiro, Senhora da Agonia
e em mais de mil romarias e festas populares de âmbito religioso espalhadas por todo o país onde exista um simples orago.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.