CPLP: Organização falha afirmação conjunta no Atlântico Sul – Especialistas

Data:

Um conjunto de especialistas acredita que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa es-tá a falhar na afirmação conjunta das nações lusófonas no Atlântico Sul, área de crescente impor-tância estratégica, num hemisfé-rio onde o português é a língua mais falada.
Para José Adelino Maltez, professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, o primeiro problema é a falta de meios da CPLP, mas Portugal também tem um papel em alimentar uma “nova visão do Brasil sobre África” e deve aceitar a dar primazia aos brasileiros, “co-locando-se no seu devido lugar para poder melhor servir um projecto maior”.
“Somando 200 milhões de brasileiros, com os futuros 50 mi-lhões de angolanos e os futuros 20 milhões de moçambicanos, nós [Portugal] somos um entrepostozinho do sul na Europa”, disse José Adelino Maltez.
“A CPLP não são os Estados Unidos da Saudade”, acrescentou.
Já para Armando Marques Guedes, professor da Universi-dade Nova de Lisboa, a dificuldade está também “no projecto originário da CPLP, que é um projecto político-cultural, no essencial”, descurando componen-tes como a económica, importante na afirmação do Atlântico Sul, muito relacionada com as re-servas energéticas do Golfo da Guiné.
Também o general Garcia Le-andro, ex-Chefe de Estado Maior do Exército, entende que Portugal pode usar melhor os seus re-cursos, mas tem também de saber envolver os seus parceiros estrategicamente mais fortes. “Devemos entrar neste jogo de peito aberto, mas temos de contar com o esforço de Brasil e An-gola”, defendeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.