PR/Turquia: Maria Cavaco Silva diz que língua é “ponte mais sólida”

Data:

Maria Cavaco Silva defendeu hoje na Universidade de Ancara que “não há ponte mais sólida” do que a língua. A mulher do Chefe de Estado português falava hoje a cerca de meia centena de alunos turcos que começaram a apreender português há três meses.

“É a maior alegria que eu posso ter: ver jovens na outra ponta da Europa a tentar aprender a minha língua, a língua de grandes poetas (…) a língua de Fernando Pessoa, a língua de Camões”, afirmou citada pela Agência Lusa.

Maria Cavaco Silva acompanha o Presidente da República na visita de Estado que este efectua à Turquia até à próxima sexta-feira. Na Universidade de Ancara, a mulher do chefe do Estado assistiu à assinatura de um protocolo entre este estabelecimento de ensino e o Instituto Camões com o objectivo de criar um curso de Minor em Estudos Portugueses e manter o Leitorado de Língua e Cultura Portuguesa na universidade turca.

“Se eu me sinto mais rica e emocionada e felicíssima por vos ouvir falar tão bem dos nosso poetas, o enriquecimento para todos vós é muito grande porque aprender uma língua nova é entrar também num mundo novo que está aberto a todos”, referiu. A mulher do chefe de Estado salientou que o português “é uma língua que dá pontes para a África, para a América Latina, para o Oriente”.

Em seguida, Maria Cavaco Silva assistiu a uma aula do Leitor Tiago Paixão que, desde Fevereiro, desenvolve com um grupo de 45 alunos um projecto com “novíssimos poetas portugueses”. “O objectivo do projecto é fazer chegar às mãos dos leitores turcos aquilo que de mais recente se faz em poesia em Portugal”, explicou um dos alunos, num português lido mas compreensível.

Todos os meses o Leitorado edita uma publicação que, em cada número, apresenta um novo poeta português. Dentro de dois ou três anos, será publicada uma antologia em livro, a primeira de poesia portuguesa na Turquia, com nomes como José Luís Peixoto, Paulo José Miranda, Catarina Nunes de Almeida, Rui Alberto, entre outros.

No final da aula, e questionados se entenderam as suas palavras, Maria Cavaco Silva ouviu um “sim” em coro, que disse enchê-la de orgulho. “Não como mulher do Presidente da República, isso é apenas um acidente de percurso, mas para a professora que eu fui a minha vida inteira”, salientou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.