Dois cidadãos portugueses – Mayur e Rahul Mohanlal estão de quarentena no Hotel MetroPark de Hong Kong, sem sinais de doença e medicados pelas autoridades de saúde da antiga colónia britânica, disseram hoje à Agência Lusa pelo telefone.
No contacto, a partir de Macau, Mayur Mohanlal garantiu que estava "tudo bem" consigo à semelhança dos "restantes hóspodes" de férias forçadas no hotel de Wanchai.
"Temos sido acompanhados diariamente por uma equipa médica e estamos medicados com o tamiflu por uma questão preventiva", explicou à Agência Lusa Mayur Molanhal.
"De resto as condições de alojamento e higiene são francamente aceitáveis dentro do contexto de estarmos de quarentena dentro de um hotel que não estava preparado para esta situação", referiu Mayur Molanhal.
"As autoridades têm sido absolutamente fantásticas, em tentar acomodar as necessidades individuais de cada hóspede, enfim nada a apontar neste sentido", acrescentou ainda Mayur.
O cidadão português, que estava com o irmão em Hong Kong depois de ter participado na feira de Cantão (China) e de Hong Kong, partia a 01 de Maio de regresso a Portugal e foi apanhado no meio da confusão depois da confirmação da infecção com gripe A H1N1 de um cidadão mexicano proveniente de Xangai.
"Tínhamos voo para Lisboa às 23:00, tínhamos feito a saída do hotel, as malas estavam na recepção e fomos às compras. Quando voltamos vimos todo o aparato e por uma questão de consciência e bom senso decidimos ficar para evitar contagiar outros e a nossa família caso houvesse problema", explicou Rahul Molanhal à Agência Lusa.
"Podíamos ter agarrado nas malas e ido embora, mas não o podíamos fazer com receio de estarmos também com a gripe", especificou ainda Rahul.
Fechados no hotel de Hong Kong, Mayur e Rahul garantem estar a ter "todo o apoio possível" das autoridades portuguesas através do consulado de Portugal em Macau e só querem agora que o tempo passe depressa para poderem regressar para junto da família.
"Ainda não sabemos quando é que vai ser possível embarcar, mas tudo indica que vamos ficar aqui mais uma semana apesar do período de quarentena terminar na noite de sexta-feira", concluiu o irmão Rahul.