PR: Cavaco diz que todos os conselheiros de Estado lhe merecem “o maior respeito”

Data:

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, disse hoje que os 19 membros do Conselho de Estado lhe merecem "o maior respeito", escusando-se a fazer qualquer comentário em relação à permanência de Dias Loureiro naquele órgão.

"No Conselho de Estado existem 19 membros que estão sujeitos a um estatuto especial e todos me merecem o maior respeito e eu não faço nenhum comentário em relação a qualquer membro do Conselho de Estado", afirmou o chefe de Estado, quando questionado sobre as recentes declarações de várias personalidades a defender a saída de Dias Loureiro do Conselho de Estado.

Cavaco Silva recordou, a propósito, que já por duas vezes foi colocada a mesma questão, garantindo não ter não ter nenhuma "informação adicional" àquela que tinha na altura.

"Já por duas vezes me foi colocada essa questão e eu respondi e eu não tenho nenhuma informação adicional àquela que tinha nessa altura e com certeza que imagina que o Presidente da República é suposto estar razoavelmente informado porque tem o dever de o informar", afirmou, em declarações aos jornalistas à saída da entrega do Prémio Bial, na Faculdade de Medicina de Lisboa.

Por isso, frisou, "neste momento não há nada a acrescentar" àquilo que foi dito na altura, "tendo presente que o Presidente da República está razoavelmente informado".

Interrogado se esta declaração indica que mantém a confiança em Dias Loureiro, Cavaco Silva afirmou não ter dito isso.

"Eu não disse isso. No Conselho de Estado existem 19 membros que estão sujeitos a um estatuto especial e todos me merecem o maior respeito e eu não faço nenhum comentário em relação a qualquer membro do Conselho de Estado".

O chefe de Estado sublinhou ainda que procura ter "bom senso" nas suas actuações, principalmente "neste tempo".

"É bom que se tenha isso presente, o Presidente deve ser muito cuidadoso em relação aos comentários que faz em relação a pessoas, principalmente quando não tem nenhuma informação que o permita fazer comentários em relação a essa pessoa, qualquer que seja o português", acrescentou.

Questionado se sente que tem toda a informação, o chefe de Estado não respondeu directamente, dizendo apenas que o Presidente da República "nunca faz comentários em relação à informação que recebe daqueles que têm obrigação de o informar".

Interrogado se é um "embaraço" a presença de Dias Loureiro no Conselho de Estado, Cavaco Silva escusou-se a fazer qualquer distinção entre os membros do Conselho de Estado.

"É o mesmo embaraço de qualquer membro do Conselho de Estado. Eu não distingo entre membros do Conselho de Estado, não faço qualquer distinção, porque um Presidente da República nunca pode fazer comentários sem estar bem, bem, informado sobre qualquer cidadão português, qualquer que seja", insistiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.