O Trofense entregou a "lanterna vermelha" ao Belenenses, ao vencer por 2-1 na recepção ao clube lisboeta, no encerramento de uma 27ª jornada da Liga de futebol que deixou o FC Porto muito perto do título.
Os golos de Varela (12 minutos) e Hugo Leal (23, de grande penalidade) permitiram ao Trofense regressar aos triunfos da prova, após sete jogos sem ganhar, e deixar a desconfortável "lanterna vermelha", apesar de se manter na zona de despromoção, em 15º e penúltimo lugar.
O Belenenses, que se limitou a reduzir por intermédio de Wender, aos 26 minutos, caiu para a última posição e continua com apenas uma vitória na condição de visitante, a três rondas do fim.
A 27ª jornada ficou marcada pelo empate do Sporting com a Académica (0-0), que deixou o FC Porto a uma vitória do quarto ceptro consecutivo, e pela derrota do Benfica no reduto do Nacional (3-1), que pode ter custado a Liga dos Campeões aos "encarnados".
Ao contrário dos rivais lisboetas, o FC Porto impôs-se de forma categórica no terreno do Marítimo, por 3-0, e aumentou para seis pontos a vantagem sobre o Sporting (segundo) e 11 sobre o Benfica (terceiro), que ficou matematicamente afastado do título.
Ao FC Porto basta-lhe fazer o mesmo resultado ou melhor do que o Sporting na próxima jornada, na recepção ao Nacional, para conquistar por antecipação o segundo "tetra" da sua história.
O Vitória de Setúbal foi outro dos vencedores da ronda, pois o triunfo por 2-1 sobre o Paços de Ferreira permite-lhe ganhar fôlego na luta pela manutenção, enquanto o Estrela da Amadora garantiu praticamente a permanência ao vencer o Leixões pelos mesmo resultado.